Início Saúde 150 mil receitas foram dispensadas pelas farmácias municipais

150 mil receitas foram dispensadas pelas farmácias municipais

Dados foram computados no período de 1º de novembro de 2020 até 25 de agosto de 2021

Farmácia Móvel contribui para o atendimento da população . – Foto: Secom/Arquivo

Ricardo Gais
[email protected]

Como forma de garantir o acesso à saúde de toda a população santa-cruzense, estão disponíveis para a comunidade quatro farmácias municipais e uma farmácia móvel. Nesses locais são ofertados, de forma gratuita, medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

No último relatório realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, entre o período de 1º de novembro do ano passado a 25 de agosto deste ano, totalizou 151.021 receitas dispensadas nas farmácias básicas: Central, Zona Sul, Três Coqueiros, Monte Alverne e Móvel.

Conforme explica a farmacêutica e coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município, Daiana Trevisan, os medicamentos Omeprazol (para tratamento gastrointestinal, úlceras e gastrites) e Fluoxetina (antidepressivo) foram os que mais tiveram demanda nos últimos meses.

Ela pontua que a população pode estar fazendo a retirada do medicamento após a consulta no SUS. “Tendo em mãos a receita SUS, basta procurar uma das farmácias básicas ou a lista no site da Prefeitura e conferir quais medicamentos na receita estão disponíveis para dispensação”. O cidadão consegue verificar a disponibilidade dos medicamentos também nas unidades básicas de saúde ou nas próprias farmácias.

O cidadão que irá fazer a retirada de algum medicamento deve ser morador de Santa Cruz, apresentar o cartão SUS do paciente que está na receita, deve ser prescrita pelo princípio ativo do medicamento e quem vai fazer a retirada deve apresentar documento de identificação. Têm prioridade para retirada dos medicamentos idosos acima de 60 anos, autista ou portador de necessidade especial (devem apresentar carteirinha de comprovação), gestante e pessoas com criança de colo.

A farmacêutica destaca que o prazo das receitas para retirada de medicamento de uso contínuo é de 12 meses, a partir da data do documento. Já medicamentos controlados da portaria 344/98 e antibióticos são de seis meses, a partir da data da receita.

Endereços das farmácias

Farmácia Central: Endereço: Rua Ernesto Alves, 1017 – Centro. Telefone: 2109-9500.
Farmácia Três Coqueiros: Endereço: Avenida Castelo Branco, 119 – Arroio Grande Telefone: 3711-7787.
Farmácia Zona Sul: Endereço: Rua João Rabuske, 12 – Santa Victória Telefone: 3711-4699.
Farmácia Distrital Miguel Weiss: Endereço: Rua Felipe Bencke, 520 – Monte Alverne Telefone: 3704-1173.