Início Editorial 1985: glória sul-americana

1985: glória sul-americana

A metade da década de 1980 marca o fim das ditaduras militares e a redemocratização na Argentina, no Brasil e no Uruguai. Em 2020, o retorno da democracia brasileira completa 35 anos. Portanto, em nosso país, a Ditadura Militar acabou em 1985. Durante 21 anos, a partir de 1964, a nação brasileira viveu um período difícil, marcado por falta de liberdade de expressão, por torturas a quem se opunha ao governo, pelos chamados “desaparecimentos”, e pelo aumento das desigualdades sociais, entre outros problemas.

As ditaduras militares apresentaram características semelhantes na Argentina, no Brasil, no Chile, no Paraguai e no Uruguai. No Paraguai e no Chile, a redemocratização aconteceu no final da década de 1980 e início dos anos 1990. Uma obra cinematográfica bastante crítica em relação à Ditadura Militar no Brasil, é o filme ‘O beijo da mulher aranha’, lançado justamente em 1985. A obra foi dirigida por Héctor Babenco, argentino naturalizado brasileiro, baseada em livro escrito pelo argentino Manuel Puig.

O filme é uma verdadeira glória sul-americana. Reforçando: foi dirigido por um argentino-brasileiro, baseado em obra literária de um argentino, contando com vários atores brasileiros (Sônia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves, Miriam Pires e Miguel Falabella). Em 1986, concorreu a quatro prêmios no Oscar. Foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Babenco) e Melhor Roteiro Adaptado (o roteirista foi o estadounidense Leonard Schrader). O filme conquistou o Oscar de Melhor Ator (o também estadounidense William Hurt). Outro destaque é a participação do famoso ator porto-riquenho Raul Julia.

De fato, ‘O beijo da mulher aranha’ – que retrata a vida de dois presidiários (Hurt e Julia) na Ditadura Militar brasileira – foi lançado em um momento histórico muito importante na América do Sul. Afinal, em 1985, a democracia estava sendo retomada no Brasil, e o processo se espalhava por outras nações do nosso continente. Tempo de glória para o cinema e a cultura sul-americanos, tempo de glória para o nosso país e os nossos vizinhos.