Início Economia 37,33% dos veículos estão com IPVA pago em Santa Cruz

37,33% dos veículos estão com IPVA pago em Santa Cruz

Motoristas aproveitaram desconto máximo até o fim do ano passado para quitar imposto. Entre janeiro e março há descontos menores

Luciana Mandler
[email protected]

Em Santa Cruz, 20.245 tiveram o imposto
pago até o fim do ano passado. Foto: Agência Brasil

Quem quitou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 30 de dezembro de 2020 pôde garantir o desconto máximo de até 25%. Em Santa Cruz do Sul, da frota pagante de 56.149 veículos, 20.245 tiveram o imposto pago, o que representa 37,33% do total. Com isso, o valor arrecadado foi de R$ 18.192.717,18. Segundo o delegado Luiz Wickert, da 7ª Delegacia da Receita Estadual, com sede em Santa Cruz, os números foram muito semelhantes ao ano passado. “Ou seja, a pandemia não impactou no pagamento”, afirma.

No Rio Grande do Sul, 952.622 veículos tiveram o IPVA pago de forma antecipada. Segundo dados da Receita Estadual, isso representou arrecadação bruta de R$ 914,8 milhões até dia 30 de dezembro.

Esse valor é repartido automaticamente, sendo 50% para o Estado e 50% para o Município no qual o veículo é emplacado. No Rio Grande do Sul são cerca de 3,8 milhões de veículos tributáveis que devem recolher o IPVA 2021.

AINDA TEM DESCONTO

Em janeiro, ainda há descontos que podem chegar a até 22,4% para o pagamento integral antecipado até o dia 29 deste mês. Quem quitar o tributo neste mês terá 3% de desconto pela antecipação e ainda pode somar as vantagens como os descontos de Bom Motorista (de até 15% para três anos sem infrações de trânsito) e de Bom Cidadão (até 5% para 150 notas fiscais ou mais com CPF).

PAGAMENTO

O tributo pode ser quitado em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento em lotéricas da Caixa e no Banco do Brasil (somente para clientes).

A taxa de licenciamento e multa, se houver, podem ser pagos separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

Os dados relativos ao veículo como valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

IPVA

Quem paga: todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2002;
Como pagar: para quitar o IPVA, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa do veículo e o Renavam. A taxa de licenciamento, multa e seguro obrigatório podem ser pagos separadamente do IPVA;
Onde pagar: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). Há possibilidade de pagamento on-line por meio dos serviços de home banking dos bancos.