Início Especiais 75 anos SindiTabaco: uma longa e marcante trajetória junto ao sindicato

75 anos SindiTabaco: uma longa e marcante trajetória junto ao sindicato

Iro Schünke: presidente do SindiTabaco

Ana Souza
[email protected]

Sabe aquelas pessoas dedicadas no propósito daquilo que fazem? Assim é Iro Schünke. Sua ligação como presidente do SindiTabaco vem desde 2006. Nascido em Candelária, no Rio Grande do Sul, formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com mais de 45 anos de experiência no segmento do tabaco, trabalhou para a Fumossul Ltda., em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, onde atuou como Engenheiro Agrônomo, gerente de Produção e, a partir de 2000, como diretor de Produção.


A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem à Alliance One, onde atuou como superintendente de Produção, em 2005. Durante este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é diretor da Fiergs – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.


Um crescimento gradativo e que muito nos orgulha, assim se refere o presidente Iro Schünke ao ver o SindiTabaco chegar aos 75 anos. “Acompanhamos a evolução do setor do tabaco no Brasil em meados de 1970, quando o País começou a mudar sua produção para adaptá-la ao comércio exterior em relação à exportação. Assim foi se desenvolvendo a caminhada do SindiTabaco, que ao longo de sua trajetória sempre esteve ao lado das empresas associadas, atuando inclusive na defesa da Cadeia Produtiva do Tabaco. Além destes, há ações importantes tais como os programas Crescer Legal, Reflorestamento, O Futuro é Agora no combate ao trabalho infantil, Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, programas Microbacias, Nós por Elas e Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, além da relevância da sustentabilidade do setor e a Convenção Quadro, sendo o Brasil um dos maiores exportadores. Minha vida toda foi dedicada ao tabaco e é uma grande satisfação ver o sindicato chegar aos 75 anos se mantendo forte e contando com o apoio das empresas. Somos uma engrenagem no crescimento da indústria do tabaco. Temos que lembrar das pessoas que nos antecederam e nas empresas que sempre estiveram envolvidas. Apoio sempre presente e forte, assim chegamos aos 75 anos e vamos rumo aos 100!”