Guilherme Athayde
[email protected]

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) realizou entre a noite desta sexta-feira, 29, e início do sábado, 30, a Operação Avante, juntamente com os Comandos Central e Vale do Taquari.
A 4ª edição da operação em 2016 iniciou as 21 horas de sexta-feira.
Em Santa Cruz do Sul a ação foi comandada pelo capitão Helcio Gaira, Chefe de Inteligência e Operações do 23º BPM. A intenção da Operação Avante, segundo a Brigada Militar, é prender indivíduos foragidos, indivíduos armados ou traficantes de drogas.
Abordagens foram realizadas em pontos estratégicos, nas áreas onde ocorreram registros de homicídios e outros delitos apontados pela ferramenta Avante, que mapeia a criminalidade no município, permitindo ao Comando Regional empregar seu efetivo nos locais de maior incidência de criminalidade.
Também foram realizadas abordagens a veículos em pontos-chave da cidade, com o apoio do Setor de Inteligência da BM.

A Operação Avante faz parte do plano estratégico do Comando Geral da Brigada Militar, compondo o Plano tático do Comando Regional do Vale do Rio Pardo, que é Comandado pelo Tenente Coronel Valmir José dos Reis, bem como o Plano Operacional do 23º BPM, comandado pelo Major Paulo Fernandos Soares do Nascimento.
No saldo da noite, uma prisão foi registrada. Logo no início da operação um homem de 61 anos foi preso na Rua Luis Beck da Silva, no bairro Faxinal. Foi cumprido um mandado de prisão em virtude do crime de embriaguez ao volante, e uma série de crimes de trânsito, segundo o comandante da quarta Operação Avante do ano, capitão Helcio Gaira. Identificado pela polícia com as iniciais, V.C., o homem foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Um homem foi flagrado dirigindo um automóvel Fiat Uno com chassi adulterado. Ele foi conduzido a delegacia. Um Termo Circunstaciado foi feito contra um outro condutor, que foi flagrado com o direito de dirigir suspenso. Ao todo foram 136 pessoas e 70 veículos abordados. Dois veículos roubados foram recuperados pela Brigada Militar, e quatro autos de infração de trânsito foram confeccionados durante a operação.
















