Início Colunas A Copa e a Saúde

A Copa e a Saúde

Estou como todos os brasileiros, principalmente ligados ao esporte, querendo que o Brasil tenha uma grande Copa do Mundo em 2014, que seja a melhor de todas, como acredito que vá ser, até por sermos o país do futebol, por ser um grande país, tem muito dinheiro, enfim… Mas não deixo de dizer nos meus espaços, principalmente na rádio, que o Brasil precisa urgente resolver outros problemas, como por exemplo o problema crônico da saúde. É uma vergonha ler nos jornais diariamente que pessoas vão morrendo nos corredores dos hospitais, por não terem atendimento, não terem leito, não terem isso ou aquilo. Aí vejo que avenidas serão duplicadas, avenidas serão ampliadas, obras e mais obras serão feitas, cada uma delas custando milhões e milhões de reais. Ora, não precisa deixar de fazer essas obras, que façam menores, ou que deixem uma ou duas das dezenas de avenidas, que não são tão necessárias, de lado, e melhorem as condições de atendimento nos hospitais públicos, urgente, mas muito urgente. Estão fazendo como cobertor curto, tapando a cabeça e destapando os pés.

Como sou um velho romântico, apaixonado pela primavera, principalmente pelo mês de setembro que está chegando ao fim, aproveitei muito este mês. Primeiro intensamente a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha. Agora no fim do mês, quinta-feira, dia 29 de setembro, aniversário da minha filha Greice que fez 29 anos, quem diria, fiz aquele churrasco como gosto, fogo às 17h30, ouvindo uma boa música gaúcha, uma boa cervejinha, janta às 19h e depois como sempre, berço para ler e ver notícias na tv. Mas o que queria lembrar também, é que no dia 28 de setembro, apresentei pela primeira vez um Jornal do Almoço, ou fui ao ar pela primeira vez na RBS TV Santa Cruz, que fez aniversário nesse dia. Completando 23 anos da emissora. Foi muito bom… Grande período da minha vida o mês de setembro de 1988, quando tudo começou a mudar. Bancada do Jornal do Almoço tinha a Marla Hansen, Alfredo Bergmann e eu. Fizemos um Jornal do Almoço ao vivo da Oktoberfest, o que era raro para uma emissora do interior. Que maravilha… Que saudade…

Fim de semana de bons jogos no Campeonato Brasileiro para a dupla Gre-Nal. Não gosto de ouvir dizer, ou de ler frases como: “Se não ganhar agora, não terá mais chances disso ou daquilo”. Porém, o tempo vai passando, e no caso do Inter por exemplo, se não bater o Atlético do Paraná em Curitiba, termina o sonho de ainda ser campeão, e segue lutando apenas para chegar à Libertadores. Sem Damião, a coisa tem ficado complicada, o substituto Jô, é muito fraco. Já o Grêmio, pega o Cruzeiro no Olímpico, ganhando pode até pensar em Libertadores, mas outro resultado deixa o time com aquela situação que sempre pareceu a mais provável, ficar no meio da tabela, o que é, convenhamos sem sal nem açúcar. Então, a dupla vai ter que fazer os jogos de domingo verdadeiras decisões, pois o tempo vai passando, e já faltam dois meses para terminar o campeonato.