Início Geral A terapia holística como alternativa para tratamentos

A terapia holística como alternativa para tratamentos

Segundo o terapeuta Alceu Guterres: “Na terapia holística nós
não culpamos a vida ou Deus pelas doenças que nos acometem”

Terapia holística é um tipo de terapia que trata problemas e doenças a partir de uma visão global do ser humano. Ela difere de terapêuticas que focam apenas no problema ou nos sintomas da doença, o objetivo é fazer uma análise da pessoa como um todo, considerando não apenas o físico, mas também o mental, emocional e espiritual. Holos, em grego, significa “todo”, “conjunto”.


Nesta modalidade é reconhecido que tudo é “vibração”, tudo é “energia”. Os corpos humanos em seu conjunto físico, mental, emocional e espiritual formam uma configuração energética que determinam se um corpo terá saúde ou doença. O principal objetivo do terapeuta holístico é a ajudar as pessoas a treinarem esses conjuntos de pensamentos e emoções e incentivarem bons hábitos físicos e espirituais para que o Ser tenha o máximo de saúde e realização em sua vida. A terapia holística não visa substituir qualquer método de saúde tradicional, ela surge como uma alternativa para acrescentar.

As terapias holísticas se propõem a tratar diversos problemas de saúde, como insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e bloqueios energéticos.
No Brasil, várias práticas terapêuticas de visão holística são oferecidas gratuitamente no SUS como complemento ao tratamento convencional. Embora a maior parte dessas terapias careça de comprovação científica, o Reiki, a acupuntura e a homeopatia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Segundo Alceu Guterres, terapeuta que atua na área há 10 anos, no Centro Holístico Graal do Fogo Sagrado em Santa Cruz do Sul, “na terapia holística nós não culpamos a vida ou Deus pelas doenças que nos acometem, nós assumimos a responsabilidade reconhecendo que somos energia em movimento. No holismo, cada doença tem um significado, e se uma doença surge em nosso corpo é porque nós estamos sendo aquela doença, por exemplo, se eu desenvolver um câncer, é porque eu estou sendo um câncer em minha vida, se for um câncer na garganta, eu preciso analisar de que forma equivocada como estou utilizando a minha comunicação verbal; se eu tenho um problema de visão, o que será que eu não estou querendo enxergar?, se eu tenho um problema de audição, o que será que eu não estou querendo ouvir?, se há algum problema no órgão reprodutor feminino ou masculino, o que será que no meu sagrado feminino ou masculino eu estou ferindo? o nosso corpo é um reflexo de nossas ações, porém, na terapia holística nós não generalizamos nada, pois reconhecemos que uma doença pode ter mais de um significado, além de que algumas delas são herança familiar, o que não impede que aquele padrão repetitivo possa ser anulado”.

Conforme o terapeuta, “existem mais de 50 tipos de terapias holísticas diferentes, cada terapeuta possui uma especialização focada em algumas delas, há um campo de possiblidades muito grande”, explica. “Por exemplo, há diversas técnicas que podem trabalhar a insônia, o medo e a ansiedade. Se um cliente chega se queixando de ansiedade, eu apresento a técnica do ‘Tapping’ que trabalha na pressão suave de um ponto específico nas mãos que modula o campo emocional, e de uma forma muito simples o problema pode ser resolvido. Eu poderia também indicar a lavanda na aromaterapia, que também trabalha a ansiedade, e se o problema não resolver, podemos partir para uma hipnose. Devido à grande variedade de técnicas, cada terapeuta possui alternativas diferentes para tratar, por exemplo, a ansiedade”.

Ele também afirma: “alguns terapeutas trabalham ainda com cálculos para desvendar informações chave, através do nome e da data de nascimento. Utilizando técnicas de numerologia é possível descobrir qual centro energético no corpo é preciso equilibrar, onde há falta ou excesso de energia, e qual a melhor via de tratamento. Através de cálculos também é possível desvendar qual o maior desafio da vida de uma pessoa e também quais os maiores desafios que ela deverá enfrentar naquele ano, calculando a data do aniversário, são ferramentas que não só podem ajudar a transpor obstáculos como também compreender a nossa trajetória humana”, finaliza.

Alguns exemplos de terapias holísticas mais famosas

Reiki
É um sistema energético de imposição de mãos, a energia que flui através dos centros energéticos das mãos são captadas pelos numerosos centros energéticos do corpo humano. A energia que flui vai modulando a vibração do corpo, transformando os elétrons negativos em positivos.

Barras de Access
Existem 32 pontos energéticos em nossa cabeça, responsáveis pela sustentação de nossas crenças e limitações. Ao “correr as barras”, o canal fica limpo e encontramos mais facilidade na vida. Quando o fluxo energético nos canais que sustentam nossas crenças são limpos, temos mais saúde, abundância e felicidade. E aquilo que parecia ser uma limitação é visto com maior clareza.

Hipnose
Terapia capaz de programar a mente, fazendo com que novos padrões mentais sejam ancorados para termos uma vida mais saudável, substituindo padrões negativos por positivos, trazendo mais felicidade, prosperidade, segurança, cura de medos e fobias. Antes de uma sessão, o terapeuta analisa com o consulente o que ele gostaria de melhorar ou mudar em sua vida, e então o trabalho é realizado. Não há perda de consciência durante o processo.

Programação Neurolinguística (PNL)
São técnicas de condução que trabalham na neuroplasticidade do cérebro, capazes de reprogramar o nosso repertório comportamental, que acontece com base de estímulos internos através da visualização, do pensamento e da linguagem. Desse modo, os padrões de pensamento são identificados e remodelados.

Florais, Fitoenergética e Aromaterapia
É sabido que as plantas possuem um grande poder curativo. Os Florais, feito a partir de flores, trazem a vibração sutil das mesmas que trabalham principalmente nosso campo emocional. A energia contida nos outros diversos tipos de plantas, cada uma com a sua função específica, modula o nosso campo energético e muito além disso, trabalha na limpeza de toda carga energética desde o nosso primeiro antepassado. Isso é possível devido à energia ancestral que as plantas possuem. Na aromaterapia, o aroma das plantas trabalha diretamente no bulbo encefálico, onde são guardadas essas informações, e é ali que a limpeza e a mudança de padrões são realizadas.

Iridologia
Em nossos olhos há todo o mapa de nosso corpo, através de uma lupa o terapeuta pode identificar como está a saúde do fígado, intestino, sistema nervoso, e do corpo de uma forma geral. Nossos olhos também revelam o comportamento predominante em uma pessoa.

Cristais
Os cristais contêm um grande número de conexões energéticas que podem nos auxiliar. Essas conexões ultrapassam muito a capacidade de um cérebro humano. Para se ter uma noção, se juntarmos toda a fiação elétrica de uma cidade como São Paulo, esta é a capacidade de um cérebro humano. Uma árvore tem uma capacidade energética ainda maior, é como se houvessem 10 cérebros humanos em uma árvore, e por fim, um cristal tem a capacidade de 25 árvores. Resumindo, desta forma é fácil compreender como os cristais atuam como usinas de energias e podem ser usados para facilitar processos de cura, desde que sejam programados para este fim.

Cone Chinês
Terapia que busca desobstruir ouvidos, nariz e garganta. Produzido com cera de abelha, este instrumento gera calor que age como um bactericida para os ouvidos e as vias respiratórias, estimulando a limpeza natural de mucosas em excesso. Assim, ajuda no combate a inflamações e infecções. A energia do fogo também trabalha o campo energético do consulente.

Terapia de Regressão
Esta terapia é muito útil quando há problemas em nossas vidas que não têm explicação, como por exemplo uma convivência ruim com alguém da família sem motivo, fatos negativos que se repetem sem motivo. A terapia de regressão biofotônica acessa a memória contida nos cristais em nosso sangue. Essa informação começa a ficar disponível em nossos corpos a partir da amamentação, a prolactina materna abre esses códigos na primeira idade. Nos cristais de nosso sangue são guardadas todas as informações, desde o primeiro Adão genético (primeiro ancestral) até a nossa família atual. A Regressão acessa também a memória de outras vidas e de nossas vivências entre vidas. A Regressão é dirigida por uma “Inteligência Interna”, ou seja, não é nem o consulente e nem o terapeuta que determinam o que será visto.

Medicinas Xamânicas
São plantas medicinais utilizadas pela sabedoria ancestral de povos xamânicos com o objetivo de curar, harmonizar e abrir um canal de comunicação com o plano espiritual. São as chamadas “Plantas de Poder”. Existem centenas de plantas, a mais conhecida delas, a Ayahuasca, tem uma alta concentração de Dimetiltriptamina (DMT), chamada de “Molécula do Espírito”, uma molécula que promove uma atividade visionária onde o indivíduo acessa o plano espiritual de forma bastante vívida. O chá também promove uma limpeza dos canais energéticos colocando para fora o que até então poderia ser uma obstrução.

Cura Arcturiana e Tameana
É certo que entidades espirituais estão presentes em diversas terapias energéticas, como as que foram citadas acima, porém há terapias que trabalham com seres extraterrestres. Nesses procedimentos de cura energética essas entidades atuam em seus corpos energéticos amplificando processos de cura. Dentre esses trabalhadores energéticos estão os Arcturianos e Pleiadianos.