Início Geral Acesso a novo loteamento já preocupa moradores

Acesso a novo loteamento já preocupa moradores

Por estar próximo a uma escola de educação infantil, medo é que falte sinalização

Luciana Mandler
[email protected]

A abertura de um novo loteamento na localidade de Linha Santa Cruz, nas proximidades do aeroporto, já vem preocupando alguns moradores. Isso porque, na esquina do loteamento há uma escola de educação infantil.

Segundo a diretora da Escola de Educação Infantil Piá, Adriane Inês Waetcher, há informações de que será instalada uma rotatória para acesso ao local. No entanto, o que mais preocupa é a velocidade com que os veículos passam na Avenida Orlando Oscar Baumhardt. “Já solicitamos uma faixa de segurança para que os motoristas reduzam a velocidade. Desde fevereiro há a faixa, mas os carros passam muito rápido. Para os pais saírem daqui é difícil, principalmente das 17h30 às 18h15 – horário de maior movimento”, comenta.

Para Adriane, algo precisará ser feito para evitar que acidentes ocorram. “Quando o loteamento tiver pronto e tiver rotatória acredito que será menos perigoso. Vamos poder fazer a entrada até mesmo pela lateral da escola. Mas caso contrário será bem arriscado, inclusive para quem entrar no loteamento”, avalia.

Aos olhos do aposentado Elstor Becker, de 56 anos, que mora praticamente em frente à entrada do novo loteamento, pensando em desenvolvimento, o investimento é positivo. “Ficará bom. Teremos mais movimento, novos moradores. Linha Santa Cruz terá mais visibilidade”, reflete.

Porém, em relação ao trânsito, ele acredita que se não houver rótula, como previsto no projeto, muitos acidentes vão ocorrer. “Se não fizer nada dará acidentes, pois os motoristas andam muito ligeiro. Eles são apressados”, afirma.

ACIDENTES

Em contato com o Departamento de Fiscalização de Trânsito de Santa Cruz do Sul, foram confirmados dois acidentes naquela região. Conforme o coordenador do setor, Cassiano Rauber, duas colisões frontais, uma ocorrida em fevereiro e outra na semana passada foram registradas.

Rauber aproveita para salientar que, quem faz conversão à esquerda deve ficar posicionado no eixo central da pista (nesse caso). “Acostamento somente em rodovias. Por ser uma avenida, quem transita atrás dos demais deve estar atento, pois pode ocorrer conversões a qualquer momento”, esclarece. Lembrando que do Trevo Fritz e Frida até o trevo de acesso a Boa Vista, o local denomina-se Avenida Orlando Oscar Baumhardt.

ORIENTAÇÕES

O coordenador do Departamento de Fiscalização de Trânsito dá algumas orientações, a fim de proporcionar mais segurança no trânsito do local. “Quem transita pela avenida principal deve estar atento à velocidade da via que é de 60 quilômetros por hora, observar uma distância segura para com o veículo da frente, pois pode o mesmo ter que parar sobre a via para realizar conversões à esquerda”, aponta. “E ainda, atentar para os colégios que têm na avenida em que a velocidade deve ser reduzida e dar preferência aos pedestres que atravessam a faixa de segurança”, completa.

Rauber observa também que ciclistas que utilizam a ciclofaixa devem estar atentos próximos aos colégios e cruzamentos das vias laterais. “Pedestres que utilizam a ciclofaixa devem andar em fila única, deixando uma das pistas livre”, acrescenta.

Por fim, veículos que utilizam as vias laterais, principalmente do lado que tem a ciclofaixa devem ter um cuidado maior, redobrando a atenção para ingressar na avenida, pois como atravessam a ciclofaixa devem observar os ciclistas, dando preferência à sua passagem.