Início Colunas Amoral

Amoral

Um mamífero bípede que não seja guiado por alguma moralidade sequer pode ser chamado de humano. Seja ela no sentido de uma orientação interior do agir ou relativo à assimilação de valores sociais, “êthos” ou “éthos”. É um sentimento fundador do humano. Em sua observação do mundo, no entanto, ele pode perceber que a natureza não tem esse mesmo comprometimento. Correntemente esquecemos essa constatação e lançamos mão da moral para julgar universos que são alheios a ela. Antropomorfizamos o mundo ao redor causando distorções no relacionamento com animais e com a natureza em geral e até infantilizamos a fé.

O momento que estamos vivendo é rico em dilemas morais. É uma situação limite em que pequenos atos, anteriormente executados sem reflexão, hoje envolvem discernimento e até algum cálculo moral. O que fazer diante de uma epidemia que não tem potencial para exterminar a raça humana, mas causa baixas pontuais em especial sobre um contingente humano caracterizado pela idade avançada ou comorbidades e talvez até aspectos étnicos ou de classe. Mesmo quando não pensados, nossos atos engendram uma moralidade subjacente.

Sobressai-se a moral “bio-específica-evolucionista” – designação inventada para o momento – para a qual é melhor que priorizemos a espécie, sua evolução e economia. Desta maneira, não se deve lutar contra a expansão do vírus, mas abrir espaço para que a população, a partir de suas próprias potências biológicas, reaja e se torne resistente a ele. Faz sentido, apesar das presumíveis perdas humanas. Aliás, faz mais sentido ainda com as perdas humanas, visto que serão preferencialmente daqueles que pouco contribuem para a economia ou os mais frágeis, que provavelmente consumiriam a poupança das famílias para sobreviver. Tem lógica, mas talvez não resista às analogias, onde se incluiria praticamente toda a medicina que não for direcionada às pessoas em condições produtivas. É o “vai-morrer-quem-tiver-que-morrer”.

No outro extremo estaria a moral humanista, para quem toda a vida humana é um valor absoluto e deve-se lutar por ela com todas as forças. Pode-se dizer que o cristianismo, o genuíno, que se guia pelo Novo Testamento, inclui-se aqui. Aparentemente muito linda, também tem seus problemas, pois concentrar todos os esforços da sociedade em preservar a vida de um grupo restrito, diante da finitude dos recursos, pode deixar desassistida e causar danos a toda uma coletividade e prejudicar a vida de muitos, com efeitos em cadeia difíceis de precisar, como por exemplo o suicídio de um desempregado ou a depressão causada pelo isolamento.

São dilemas difíceis sem solução única e muito menos perfeita. Muito mais fácil é o cálculo do vírus, para quem todo o contato humano, legal ou ilegal, moral ou imoral, produtivo ou não produtivo, de direita ou de esquerda, está do mesmo lado da equação. Ali se somam ou se multiplicam o retorno às aulas presenciais com as aglomerações festivas inconsequentes, o esforço de um pequeno empresário para sobreviver com a falta de cuidados e de educação dos clientes, o culto religioso com uma rodinha de baseado. Para o vírus é tudo a mesma coisa. Do outro lado dessa equação em que nada se subtrai, a incógnita são as oportunidades de contágio.