Início Empresarial Apesar dos desafios, construção civil tem demanda de trabalho

Apesar dos desafios, construção civil tem demanda de trabalho

Luciana Mandler
[email protected]

Anualmente, no dia 11 de dezembro é celebrado o Dia do Engenheiro. A data homenageia os profissionais da Engenharia, que abrange diferentes especialidades, entre elas engenharia civil, engenharia elétrica, dentre outras. Na construção civil, o presidente eleito para o exercício 2021/2022, da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), Leo Azeredo reflete sobre os desafios para os próximos anos.

Foto: Divulgação



A sociedade que está em atividade há 46 anos, conta atualmente com cerca de 150 associados. A eleição para a escolha da nova diretoria ocorreu no dia 1º de dezembro, elegendo então como presidente, o engenheiro civil Leo Azeredo e como vice, a arquiteta Bruna Vieira Spenner.

Leo tem 27 anos e atua há quase 5 na área, trabalhando com projetos estruturais. Na Seasc, já é membro da diretoria há três anos, sendo vice-presidente ao lado da presidente Patrícia Lopes Silva, nestes últimos dois anos. O profissional reforça que a diretoria dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido.

Presidente Leo Azeredo e vice Bruna Vieira Spenner. Foto: Divulgação



Segundo Leo Azeredo, a entidade, de uma maneira geral, cresceu bastante nos últimos anos. “Temos conseguido realizar um bom número de eventos e também temos tido várias representações, em vários órgãos da sociedade”, avalia. Porém, um dos objetivos principais para a próxima gestão é estreitar laços com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em especial com a Secretaria de Planejamento. “É algo que já vínhamos buscando nas últimas gestões, como participamos ativamente das discussões do Plano Diretor e agora estamos discutindo já há um ano a revisão do Código de Obras, no que se refere a leis que estão diretamente ligadas ao nosso ramo de atuação”, aponta.

Para estreitar relações, na assembleia geral, realizada no dia 1º deste mês, o vice-prefeito eleito Elstor Desbessell, que também já foi nomeado como secretário de Planejamento foi convidado para participar e se fez presente. “Ele é a aproximação que teremos com o Executivo. Está bem disposto a ouvir e a discutir as questões”, frisa.

O objetivo, segundo o presidente da entidade é trabalhar fortemente a redução de prazos para aprovação de projetos. Esta é a principal queixa dos profissionais e dos clientes. Azeredo explica que para entrar com um projeto simples de uma residência unifamiliar junto à Prefeitura leva, pelo menos, 60 dias para ter aprovação e assim poder dar início às obras. “Este é um prazo extremamente exagerado”, reflete. “Temos exemplos de cidades vizinhas que aprovam projetos deste porte em quatro a seis dias”, exemplifica. “Hoje temos toda condição de implementar o sistema digital. Algo que já estamos discutindo e vamos buscar contribuir para que seja implantado em Santa Cruz, de forma que proporcione agilidade”, completa.

Apesar dos desafios, o engenheiro diz que em Santa Cruz, a engenharia civil é muito bem desenvolvida e muito forte. “Percebemos pelos nossos associados que a grande maioria está com bastante demanda de trabalho. E é justamente por isso, que temos que proporcionar esse ambiente favorável para que as coisas se desenvolvam”, analisa. “É isso que queremos buscar através das agilizações dos processos e das revisões dos códigos e das leis, que estão ligadas e que são um entrave para que as coisas possam avançar”, sublinha.

Ainda conforme o presidente da entidade Leo Azeredo, não é só questão de agilizar. Há aspectos importantes a serem avaliados, pois no Plano Diretor é preciso planejar a cidade e mostrar as diretrizes para o futuro. É importante pensar para quais locais a cidade está se desenvolvendo, para quais locais é melhor que ela se desenvolva e como viabilizar isso. Enfim, uma série de fatores dependem disso, inclusive hidrossanitário. “São aspectos fundamentais a serem previstos e planejados”, enaltece.

Enquanto entidade, a Seasc entende que, no ponto de vista do Código de Obras, há uma série de fatores que podem ser qualificados e otimizados para proporcionar de fato esse ganho em agilidade de uma forma geral. De acordo com o engenheiro há centenas de projetos parados, aguardando aprovação. O que impede, inclusive de gerar renda, gerar emprego, de movimentar o mercado como um todo, o que é algo extremamente importante, principalmente em tempos de pandemia.

Outro grande desafio hoje na construção civil refere-se a inflação do material. Muitas usinas e fabricante, de acordo com o engenheiro civil, acabaram diminuindo sua produção em função da pandemia e agora com a retomada da construção, os materiais tiveram uma inflação assustadora, a exemplo do aço, que teve mais de 100% de acréscimo no preço, em relação ao início do ano.

EVENTOS

2020 foi um ano atípico. Entre as grandes atividades da Seasc estão os eventos presenciais. Em virtude da pandemia precisaram ser reduzidos. “Em 2019 tivemos, em média, dois eventos por mês. Foi um ano muito movimentado. Este ano tivemos uma mudança, mas se tudo der certo e se a situação melhorar queremos retomar, inclusive, a Semana da Arquitetura e Construção, que foi um evento grande que criamos em parceria com Sinduscon, que começou em 2018. No ano passado, tivemos vários palestrantes e mais de 400 profissionais participando e, queremos retomar ano que vem”, finaliza.

PROJETO SOCIAL

A Seasc também tem um viés social. Atualmente conta com o projeto ‘Nenhuma Casa Sem Banheiro’, que está em andamento, na fase de análise dos projetos. Ao todo, 12 famílias carentes serão beneficiadas com a construção de banheiros em suas residências. O objetivo é futuramente desenvolver o projeto em maior escalada. Santa Cruz é a primeira cidade do Estado a implementar este projeto, sendo referência para todos os demais.

Neste contexto, a Seasc também está com a campanha ‘Neste Natal Adote um Banheiro’, em parceria com a Prefeitura através do Banco de Móveis e de Materiais. Assim, pessoas interessadas em ajudar, bem como construtoras podem fazer contato com o Município, que é responsável por coletar o material e destinar da maneira correta.

Neste ano, a Sociedade também realizou uma rifa beneficente em prol do Ame Juju. Parceiros auxiliaram com doações de materiais para serem sorteados e com isso, foi possível arrecadar R$ 23 mil. Como a Juju conseguiu tratamento, o valor acabou ajudando outra criança que necessitava.

Diretoria

Presidente: engenheiro civil Leo Azeredo
Vice-presidente: arquiteta Bruna Vieira Spenner
1º Secretária: arquiteta Juliana Duré
2º Secretário: engenheiro civil Augusto Carlos Böhm
1º Tesoureiro: engenheiro civil Luís Eduardo Vieira Leitão
2º Tesoureira: arquiteta Patrícia Lopes Silva
Relações Públicas: arquitetos Amanda Capitânio Berbigier, Suen Trevisan Kothe, Nathan Della Nina Reichel, Amanda Anderson Passos e Rosana Elisa Mahl e engenheiro civil Israel Santos da Silva.

CONSELHO DIRETOR

Titular: engenheiro eletricista Fabio R. Azevedo
Suplente: engenheiro eletricista Bruno Brum Reis
Titular: arquiteto Mario Luiz Dummer
Suplente: engenheiro Aut. e Cont. Marcio André Hillesheim
Titular: arquiteto Paulo Jorge Riss da Silva
Suplente: arquiteto Carlos Fabiano Pitzer