Início Política Aprovada alteração no transporte coletivo

Aprovada alteração no transporte coletivo

Projeto de lei estabelece mudança na idade da frota de 12 para 15 anos para alterar base de cálculo e manter valor da tarifa

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Foto: Jacson Stülp

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou na tarde de ontem, 22, a sessão ordinária do Legislativo, sendo o primeiro encontro presencial dos edis no horário das 16h. A situação de bandeira preta na região de Santa Cruz do Sul, divulgada pelo Governo do Estado na última sexta, 19, dominou as manifestações na tribuna, com os vereadores defendendo a manutenção do comércio aberto seguindo os protocolos de saúde, pedindo que a população evite aglomerações e tome os cuidados para evitar a proliferação do vírus, que pode gerar um colapso no atendimento da saúde.

Representante do Legislativo no Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (COE), o vereador Leonel Garibaldi (Novo), salientou que o Comitê tem buscado flexibilizar as demandas, mas que infelizmente a ação das pessoas tem causado o agravamento da crise. “Vamos vivenciar essa situação por um período longo. Não é justo penalizar comércio e restaurantes por atitudes de terceiros. Esperamos que o Governo do Estado se sensibilize com o pedido dos prefeitos e não penalize quem está trabalhando seguindo os protocolos de saúde”, destacou.

Na ordem do dia, os vereadores votaram somente o projeto de lei 11/E/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do Inciso I do Artigo 10 da Lei nº 7.018, de 09 de maio de 2014, que dispõe sobre o serviço de Transporte Coletivo de Passageiros por ônibus no Município de Santa Cruz do Sul e estabelece as normas para concessão e permissão de sua exploração a terceiros. Líder do governo, o vereador Henrique Hermany (Progressistas) informou que, com base em dados da Agerst (Agência Reguladora de Santa Cruz do Sul), antes da pandemia era de 400 mil passageiros/mês e que na pandemia caiu para 150 mil passageiros/mês. Salientou ainda que a prefeita Helena congelou a tarifa por 90 dias e que para alterar a base de cálculo e conseguir manter a tarifa no mesmo valor, o Município propõe a alteração na idade da frota de 12 para 15 anos. “Com essa mudança, o Município pretende buscar o equilíbrio para que possa manter o valor da tarifa”, destacou na tribuna. A matéria foi aprovada.

Também foram debatidas três matérias legislativas. O projeto de Lei 04/L/2021, de autoria do vereador Cleber Pereira (DEM), que reconhece a atividade e o exercício físico, administrados por profissional de Educação Física, essenciais à saúde, teve parecer jurídico desfavorável, com a matéria sendo retirada da pauta de votação por Pereira para análise. Já o projeto de lei 06/L/2021, que Institui a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia, de autoria da vereadora Nicole Weber (PTB), também teve parecer jurídico desfavorável. O adiamento da matéria foi colocado em votação pelo plenário, com o adiamento sendo aprovado com voto contrário dos vereadores Sérgio Moraes (PTB), Nicole Weber (PTB) e Rodrigo Rabuske (PTB). O projeto de lei nº 08/L/2021 que dispõe sobre a publicação da relação de pessoas atendidas pelo Programa de Vacinação e Imunização contra a Covid-19, de autoria do vereador Alberto Heck (PT) também foi retirada da pauta de votação pelo autor para análise da matéria.