Dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Conscientização, tarefa difícil, principalmente em relação ao autismo. Adquirir consciência sobre suas principais características e as limitações que ele impõe, entretanto, não é o problema maior. O grande desafio proposto por essa data é ver e sentir, através da fosca carapaça do autismo, a pessoa, o ser humano complexo e completo, pois as peculiaridades do autismo dificultam enormemente essa conscientização.
A pessoa com autismo tem a angustiante e desesperadora dificuldade de expressar suas emoções, seus medos, seus anseios e suas necessidades. Tem pouca capacidade de captar e adquirir habilidades no trato das relações interpessoais, além de grande dificuldade em entender nossas palavras, gestos, expressões fisionômicas, enfim, de corresponder às nossas tentativas de comunicação com ela.
A interposição dessa barreira comunicativa pode nos levar ao cansaço e à desistência da interação, o que resultará, fatalmente, no isolamento e no sofrimento mudo da pessoa com autismo.
Adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre essa síndrome, desenvolver estudos e pesquisas que levem a práticas terapêuticas e educacionais mais eficazes, estabelecer políticas públicas que resguardem os direitos da pessoa com autismo e propiciem o acesso a atendimentos especializados, tudo isso é importante e necessário, mas é fundamental nos conscientizarmos que todos os nossos esforços somente surtirão os efeitos almejados se estiverem amparados e impulsionados pelo amor, que nos dará a todos, familiares ou profissionais, a força, a paciência, o carinho e a sensibilidade para criar condições de emancipação social e de felicidade para a pessoa com autismo.
Tendo como meta buscar a imprescindível conscientização e a congregação de familiares e amigos de autistas foi criada a Luz Azul – Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul que, no próximo sábado, dia 6 de abril, a partir das 15h30min, realizará uma mateada na Praça da Bandeira para comemorar o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
*Vice-Presidente da Luz Azul – Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul














