Início Saúde Boa higienização bucal garante um sorriso saudável

Boa higienização bucal garante um sorriso saudável

Pixabay

Luciana Mandler
[email protected]

Para ter um sorriso bonito e saudável é fundamental manter uma boa higienização em casa. Escovar os dentes três vezes por dia, ao menos, e usar creme dental com flúor e fio dental todos os dias. Estes são os primeiros passos, conforme o dentista mestre e especialista em Prótese Dental, Helder Luiz Dettenborn, da Dettenborn Odontologia. Além disso, é necessário fazer visitas periódicas ao dentista para realizar exames clínicos e profilaxias (limpezas), impedindo a formação de tártaros e inflamação da gengiva. Outra questão é o posicionamento errado dos dentes, que podem gerar problemas, não só estético mas funcionais também, além de dificultar na higienização.

Dr. Me. Helder Luiz Dettenborn. Fotos: Divulgação



Os cuidados também devem ocorrer na infância. O recomendado, conforme a odontopediatra Ana Júlia Moura, também da Dettenborn Odontologia, é que os pais levem os bebês ao dentista após o aparecimento do primeiro dente de leite, que acontece por volta dos seis ou sete meses. “Essa primeira consulta serve para os pais receberem orientações quanto à alimentação do bebê, instruções para a higienização da boca e dentinhos, o tipo de escova de dente e creme dental ideal que deve ser utilizada”, explica.
Para saber quais os cuidados deve ter com a saúde bucal, confira a entrevista com os profissionais Helder Luiz Dettenborn e Ana Júlia Moura:

Dra. Ana Júlia Moura

1) A orientação é que as pessoas procurem o dentista de quanto em quanto tempo?

A orientação padrão é consultar com o dentista de seis em seis meses, porém, a frequência recomendada vai depender da necessidade de cada paciente. Por exemplo, Pode ser indicado de quatro em quatro meses para pacientes com doença periodontal e três em três meses para crianças em controle de atividade de cárie.

2) Há exames preventivos? Se sim, quais são eles e quando fazer?

Sim. A ida periódica ao dentista é uma forma de prevenção. Nessas consultas são realizados exames clínicos detalhados, extra e intra bucais, onde pode ser solicitado exames de imagens para confirmação de diagnósticos e radiografias de controles. O check up preventivo digital (nova tecnologia) também é uma forma de prevenção à doenças bucais, onde conseguimos enxergar nitidamente alterações na cavidade bucal.

3) É importante utilizar fio dental diariamente?

O uso do fio dental é essencial para evitar uma gengivite ou outras doenças periodontais. Os restos alimentares que se acumulam na gengiva, abaixo da parte visível do dente viram alimento para bactérias que acabam causando inflamações que comprometem a saúde bucal.

4) Quando devemos usar o flúor?

O flúor deve ser introduzido diariamente, na escovação. Devemos sempre utilizar creme dental com flúor. Utilizando a concentração certa e realizando corretamente a escovação dos dentes, não há necessidade de utilizar outros meios, como por exemplo, enxaguatórios bucais com flúor.

5) Há um tipo de escova mais indicada para melhor escovação?

Sempre devemos utilizar escovas extra macias/macias, com cabeças compactas, pequenas, para não machucar a gengiva e poder alcançar todas as faces (lados) dos dentes, inclusive os dentes bem atrás. Quanto às marcas, pode variar conforme o gosto do paciente e a questão financeira, mas essas são as principais características que devem ser observadas na hora da compra de uma escova nova.

6) O mau hábito pode ser causado por má escovação, mas também pode estar relacionada a outras doenças, inclusive problemas de estômago, não é mesmo? Como saber diferenciar?

Existem diversos fatores geradores da halitose (mau hálito), geralmente associada a deficiência na higienização bucal ou alguma alteração bucal (problema em algum dente). Para encontrar a verdadeira causa, o ideal é conversar com o dentista e avaliar a situação bucal, pois se não há alguma alteração, pode estar associada a uso de medicações, problemas estomacais, jejum, boca seca, diabetes descontroladas, etc.

7) O tártaro pode surgir devido ao consumo diário de café e chimarrão?

Não. O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente que, quando não é removido totalmente (através da escovação e uso do fio dental), acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada. O uso diário de café e chimarrão pode gerar apenas manchas/pigmentação nos dentes, lembrando que sempre devemos escovar a língua, pois ela pode acumular placa bacteriana.

8) Quando ficar atento a alguma anomalia na boca? O que pode ser sinal de câncer bucal?

Quando observar algum sinal ou sintoma que não havia antes, deve-se ligar o alerta e entrar em contato com o dentista. Os principais sintomas do câncer bucal são: lesões na boca ou no lábio que levam mais de 15 dias para cicatrizarem; Manchas/placas vermelhas ou brancas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; Nódulos (caroços) no pescoço; Dificuldade de mastigação, de engolir ou na fala; Dificuldade para movimentar a língua. Próteses que estão frouxas ou machucando, devem ser examinadas e fazer o devido ajuste ou troca. O ideal é sempre ficar atento às mudanças na coloração ou aspecto da sua boca. Lembrando que pessoas fumantes ou consumidores frequentes de bebidas alcoólicas apresentam maior risco para o desenvolvimento do câncer bucal.