Início Sem categoria Bombeiros voluntários também serão vacinados contra Covid-19 no Estado

Bombeiros voluntários também serão vacinados contra Covid-19 no Estado

Foto: Divulgação

Bombeiros voluntários, cadastrados ou não no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), assim como profissionais de campo da pesquisa Epicovid, poderão ser vacinados contra o coronavírus nos próximos dias no RS. Um total de 970 doses da reserva técnica que estava na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, estão sendo distribuídas nesta sexta-feira, 16, juntamente com os imunizantes recebidos no início da manhã.

As doses destinadas a profissionais da pesquisa Epicovid, estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e universidades parceiras, serão aplicadas nas pessoas que visitam as casas e realizam questionários e testes diagnósticos em moradores gaúchos. A pesquisa visa determinar a prevalência de infecção por coronavírus no Rio Grande do Sul.

Serão 105 doses destinados a bombeiros voluntários cadastrados no CBMRS e 630 não cadastrados, 215 doses aos profissionais de campo da Epicovid e 20 doses para moradores de quilombos ainda não imunizados.

Distribuição

Até o fim da manhã desta sexta-feira, 16, 17 das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) haviam retirado as doses correspondentes aos municípios de sua abrangência, na Ceadi. A 5ª CRS (Caxias do Sul) buscará a carga à tarde. Buscarão as doses diretamente na Ceadi, também na tarde desta sexta, municípios próximos à capital, da 1ª CRS (Porto Alegre): Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.

Desta vez, toda a logística está sendo feita por via terrestre. Estão sendo entregues as vacinas contra a Covid-19 juntamente com as vacinas contra a gripe, o que faz ultrapassar o peso possível de carregar por helicóptero.

Os municípios estão se programando para buscar suas doses em cada CRS correspondente.

SCAB

O Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB), regularizado no Estado em 2019, compreende a atividade desenvolvida por pessoa física ou pelo ente federativo municipal, de forma supletiva e sob a cooperação, regulamentação, credenciamento e fiscalização do CBMRS. Também conhecido como bombeiros voluntários, o SCAB atua, sob coordenação do CBMRS, nas ações de prevenção e combate de incêndios, de buscas e salvamentos e ações de defesa civil, simultaneamente ou isoladamente, podendo somar-se ao efetivo das guarnições militares, mediante Termo de Adesão Individual ou Termo de Cooperação (Estado-Município).

O CBMRS publicou a regulamentação necessária para credenciamento das unidades de SCAB existentes no Estado, que possibilitará maior integração, padronização e controle do treinamento e atividades dos voluntários, garantido a segurança tanto de profissionais quanto da comunidade em geral. Atualmente, oito credenciados adotam os procedimentos e requisitos necessários para a atividade do SCAB, e 27 já iniciaram o processo de credenciamento.