Início Geral Campanha Setembro Amarelo é lançada na Praça da Bandeira

Campanha Setembro Amarelo é lançada na Praça da Bandeira

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom

Em sinal de alerta, a cor amarela deve ser a mais lembrada durante todo o mês, quando uma campanha em nível mundial vai chamar a atenção para um grave problema de saúde pública: o suicídio. Com a distribuição de sementes de girassol e a soltura de balões de gás, foi lançada esta manhã, na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho, a Campanha Setembro Amarelo.

A programação, que terá momentos de interação presencial e no formato online, contará com rodas de conversa, lives, capacitação de agentes de saúde, além de atividades internas nos serviços de saúde e vários momentos na mídia, com abordagens acerca da saúde mental de criança e adolescentes, de trabalhadores rurais e urbanos e de pessoas com doenças crônicas. O objetivo é mobilizar governos, instituições de saúde e sociedade civil quanto às formas de prevenção do suicídio.

Durante o ato de lançamento, a presidente do Comitê de Prevenção ao Suicídio, psicóloga Marliza Scwingel, disse que é preciso acolher as pessoas que sofrem e que para ter êxito, a campanha precisa da união de toda a sociedade civil e não apenas dos esforços dos gestores públicos. Ela chamou atenção para o simbolismo do girassol, espécie de flor que em dias de sol se volta na direção da luz e em dias nublados se inclina para outro girassol. “Que assim como o girassol, nós também possamos nos voltar para o outro quando não haja luz ou esperança. E que também possamos estar abertos e deixar que o outro se volte para nós”, disse.

Já a prefeita Helena Hermany lembrou que uma das primeiras iniciativas da atual administração foi a oficialização do Comitê de Prevenção ao Suicídio, criado em 2015, e composto por representantes das dos Caps, Atenção Básica, Unisc, Cerest, Umrest, Sindicato Rural, Emater, 6ª CRE, hospitais Santa Cruz e Ana Nery e Centro de Valorização da Vida(CVV). Com isso, ações realizadas pelo grupo passaram a poder receber investimentos da prefeitura.

Helena disse que se deve falar sobre suicídio, não apenas no mês de setembro, mas em todos os dias do ano, de forma a intensificar ações de prevenção. Ela também reiterou a importância de um olhar atento para com o próximo. “Precisamos estar atentos aos sinais, olhar para o lado, nos voltarmos para os outros. Que neste mês de setembro a gente consiga acolher, informar e conscientizar para este grave problema”, observou.

Participaram do ato, representantes da Prefeitura, 6 ª CRE, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Hospital Santa Cruz, Hospital Ana Nery e Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio.

Programação:
Dia 8: Roda de conversa com mulheres rurais da Emater, às 14 horas. Local a definir.

Dia 9: Capacitação de agentes de saúde do interior, com um grupo às 8h30 e outro às 13h30. Local: Sindicato dos Metalúrgicos.

Dia 15: Roda de conversa com profissionais da UPA, do Hospitalzinho e do Hospital Ana Nery (HAN), com a psicóloga Terezinha Klafke. Serão dois grupos, um às 9 horas e o outro às 14 horas. Local: sede do HAN.

Dia 15: Live com alunos da Unisc, às 17h30, com o tema Setembro Amarelo.

Dia 21: Encontro do Comitê de Prevenção ao Suicídio com a equipe de Psicologia do turno da noite do Pronto Atendimento do HSC, às 5 horas da manhã.

Dia 22: Roda de conversa com profissionais do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz (HSC), às 13h30, com a psicóloga Terezinha Klafke.

Dia 28: Encontro do Comitê de Prevenção ao Suicídio com a equipe de Psicologia da primeira parte do turno da noite do Pronto Atendimento do HSC, às 22 horas.

Dia 29: Live, às 14 horas, com a mestre psicóloga Júlia Contessa da Urgs, em conjunto com o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Venâncio Aires, sobre que tipo de apoio um serviço de saúde pode oferecer ao familiar de um suicida.

Por: Prefeitura de Santa Cruz do Sul