Início Geral Canil Municipal: adoção de animais registra queda

Canil Municipal: adoção de animais registra queda

Campanha está sendo realizada para que a comunidade ofereça lar temporário

Ricardo Gais
[email protected]

Toco, cachorro de porte grande, está aguardando um lar. – Foto: Divulgação

O Canil Municipal de Santa Cruz do Sul teve cerca de 312 animais adotados no ano passado. Em média mensal, este número representa 26 adoções. Entre os mais adotados estão cães filhotes, adultos e felinos.

De acordo com o veterinário do canil, Tiago Marques, no início de 2020 até o mês de agosto, as adoções registravam números positivos, no entanto, a partir de setembro ocorreu uma brusca diminuição. “Atualmente são 90 animais sob responsabilidade do Canil Municipal e há muitas solicitações de recolhimento que aguardam espaço para albergagem”, disse o veterinário.

Em 2020, as solicitações de recolhimento por abandono, maus-tratos e por situação de emergência como atropelamento e ferimentos registrou 695 chamados, uma média de 58 por mês. Devido a este número de solicitações, o Canil está realizando uma campanha pela rede social Facebook, solicitando apoio da comunidade para disponibilizar lar temporário aos animais do Canil Municipal, pois assim, outros animais em situação de rua e abandono poderão ser cuidados no local.

No ano de 2019 foram registrados 659 resgates de animais (equinos/cães/felinos) pelo Canil Municipal. Em 2020, esse registro teve uma pequena queda, foram 608 animais resgatados, ou seja, 51 a menos. Já os dados referentes a adoção reduziram, em 2019 foram 380 animais que receberam um novo lar, já no ano passado foram 347, 33 animais a menos.

Como forma de incentivar a adoção, o Canil Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) realiza feiras para que o público conheça os animais e os adote. Os animais disponíveis já se encontram castrados, vacinados, vermifugados, microchipados e com teste para leishmaniose. Os filhotes ainda têm a castração garantida pelo Canil Municipal para o momento em que atingirem a idade adequada.

Como fazer para adotar

Para adotar um animal do Canil Municipal é necessário apresentar cópia de comprovante de residência e RG, ser maior de 18 anos, possuir espaço cercado, tempo, disposição e atentar para as necessidades básicas do animal e cuidados médico-veterinários. O candidato a tutor passará por uma entrevista socioambiental e assinará um termo de adoção responsável, quando então assume a responsabilidade pelo novo mascote.

O Canil Municipal atende ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h, sem fechar ao meio-dia. A instituição está localizada na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2.581, Bairro Dona Carlota. Agendamentos de horário podem ser feitos junto à página do Canil Municipal no Facebook.

Mais informações sobre adoção podem ser solicitadas pelos telefones (51) 3719-1170 (Canil), 3713-8242 (Semass) e/ou na página do Facebook do Canil e da ONG Protetores de Santa Cruz do Sul.