
Lucca Herzog
[email protected]
Fundado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em 23 de abril de 2015 com o objetivo de combater o trabalho infantil e levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, o Instituto Crescer Legal completa agora dez anos. Sua principal iniciativa, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, já formou mais de 1 mil adolescentes desde que foi criado, em 2016.
Para marcar a data, o SindiTabaco realizou uma cerimônia de celebração na tarde de ontem, no salão do Tap’s Eventos. O encontro reuniu cerca de 200 convidados, entre associados fundadores, empresas apoiadoras, equipe, autoridades, representantes dos 23 municípios parceiros e uma representação de egressos dos programas com seus familiares.
A tarde foi marcada por momentos de recordações. Uma roda de conversa resgatou momentos marcantes da trajetória do Instituto e de pessoas que participaram da construção dos programas desenvolvidos pela entidade, com egressos, professores e diretores.
Para Vanessa Beise, egressa da primeira turma dos programas de Aprendizagem e do Nós por Elas e educadora social, ter essa primeira oportunidade como jovem do meio rural a fez sentir-se mais valorizada. “Trabalhávamos em círculos, onde nós ouvíamos e éramos ouvidos. Tínhamos muitas trocas entre colegas, famílias e comunidade. O programa mudou muito a minha comunicação e me fez aprender sobre assuntos como o trabalho infantil e o papel da mulher na sociedade”, atestou.
“O que mudou foi a minha visão sobre a diversificação de culturas na minha propriedade”, revelou Neilon Vardenski, aprendiz egresso da primeira turma do Instituto no Paraná, do município de São João do Triunfo. “Depois disso, eu busquei uma especialização na faculdade de Agronomia, para buscar conhecimento e ajudar no crescimento da minha propriedade.”
“O instituto surgiu por não termos respostas” explicou Nádia Fengler Solf, gerente do Crescer Legal. “Hoje, temos muitas respostas, que representam uma transformação das comunidades rurais. Este evento é muito relevante para compartilhar e celebrar junto com nossos associados, parceiros, egressos de várias regiões, porque tudo é fruto de uma construção conjunta.”
O evento ainda contou com entrega de troféus para empresas apoiadoras, colaboradores e educadores, sindicatos e instituições parceiras. Também foi oferecido um coquetel especial, preparado com petiscos do livro de receitas dos aprendizes do Instituto Crescer Legal.
PROGRAMAS DO INSTITUTO
- O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi implementado em 2016 e já envolve 62 turmas, beneficiando mais de 1,2 mil jovens aprendizes rurais.
- O Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado desde 2020, formou 82 professores de 42 escolas do campo, totalizando quase 10 mil pessoas impactadas pelas ações propostas.
- O Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, realizado desde 2017, em parceria com a Unisc, soma oito edições e 31 boletins de rádio produzidos por 62 jovens, sobre temas sensíveis à realidade feminina no campo.
- O Programa de Acompanhamento de Egressos pelo qual o Instituto segue oferecendo oportunidades aos jovens egressos.
Foto: Gelson Pereira