Início Geral Censo 2022: IBGE tem três vagas para a região de Santa Cruz...

Censo 2022: IBGE tem três vagas para a região de Santa Cruz do Sul

Trabalho temporário deve durar até cinco meses
Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta quinta-feira, 16, inscrições para um processo seletivo com três vagas para região de Santa Cruz do Sul. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, nos cargos de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS).

As inscrições vão até o dia 19 deste mês, um domingo, e devem ser feitas pelo site https://www.ibge.gov.br/pss-complementar. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para ambas as funções é ter o ensino médio completo.

O salário para o cargo de ACM, que será o responsável pela coordenação do posto de coleta do Censo em seu município, é de R$ 2,1 mil. Já o vencimento de ACS, que supervisionará o trabalho de campo dos recenseadores, é de R$ 1,7 mil. Além da remuneração básica, o servidor temporário tem direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e o estabelecido no edital.

A contratação deverá ocorrer em julho, imediatamente após o processo seletivo. O trabalho tem duração prevista de até cinco meses, podendo haver renovação conforme as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

A seleção funciona da seguinte maneira. O candidato deverá comprovar que possui ensino médio completo (vale 5 pontos); ensino superior incompleto (7); ou ensino superior completo (10). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.

Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem: candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição; postulante que tiver exercido efetivamente a função de jurado; e, por fim, aquele com maior idade. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/.