Início Colher de Pau Clafoutis de Morango

Clafoutis de Morango

Após minha viagem a Tournay, já estou no Brasil. Experimentei diversas comidas, umas um tanto estranhas para mim, outras nem tanto. As sobremesas também ocupam lugar de destaque na mesa francesa. O clafoutis (ou claufoti) tem origem francesa, mais especificamente da região de Limousin, centro-sul da França. Uns dizem que o doce é um suflê consistente. Outros que é um pudim. Por fim, um terceiro grupo que é um creme assado. A única unanimidade é que ele é uma delícia. Escolhi o de morango, uma vez que o mês de julho abre a safra do morango no Rio Grande do Sul, mas pode ser feito com qualquer fruta.

Clafoutis de Morango

INGREDIENTES
500 g de morangos
250 g de farinha de trigo
130 g de açúcar de confeiteiro
4 ovos
1 litro de leite
20 g de açúcar
6 gotas de essência de baunilha
manteiga para untar

MODO DE PREPARO
Retire os cabinhos dos morangos, lave-os bem em água corrente e escorra-os sobre papel absorvente.
Numa tigela, peneire o açúcar de confeiteiro e adicione os ovos. Bata com o batedor de arame até que o composto fique espumoso e acrescente a farinha, uma colher de cada vez, continuando a bater para evitar a formação de grumos.
Despeje o leite aquecido em um fio, o açúcar e a essência de baunilha.
Misture bem o creme. Quando começar a encorpar, despeje-o numa travessa refratária de vidro, ligeiramente untada com manteiga, e nivele a superfície com a ajuda de uma espátula.
Disponha sobre a massa os morangos, cortados ao meio no comprimento, e asse em forno preaquecido a 180 °, por 40 minutos. Deixe esfriar por alguns minutos com o forno apagado e sirva morno.
Fica perfeito servir com sorvete!

DICA DA SEMANA

O morango é uma fruta que pode ser congelada. Passe os morangos no açúcar e congele-os em aberto, embalando posteriormente. Para um descongelamento natural, deixe-os em temperatura ambiente; de forma acelerada sob água corrente (na embalagem).  O tempo de conservação no freezer é de 06 meses.