Início Educação Colégio Mauá: foco no processo de construção humana

Colégio Mauá: foco no processo de construção humana

Educandário celebrou 152 anos de educação de qualidade em Santa Cruz do Sul nesta semana

Fotos: Divulgação/Mauá
Colégio Mauá busca permanentemente exercer seu serviço com uma educação de qualidade

Ana Souza
[email protected]

Em 27 de julho de 1870, numa iniciativa da comunidade, foi fundado o Colégio Mauá. Ao longo da trajetória de 152 anos, o educandário jamais deixou sua identidade comunitária de lado, com trabalho em prol da formação integral de gerações, proporcionando conhecimento nas mais diferentes áreas. A educação faz parte do processo de construção do ser humano e o conhecimento é resultado de inferências no contexto da vida. A direção geral do Mauá está a cargo de Nestor Raschen e o vice-diretor é Martin Goldmeyer.


Martin, que este ano completa dez anos de atuação junto ao colégio, destaca a trajetória marcante do Mauá. “Fiz parte da direção de outras escolas da Rede Sinodal. Trabalhar no Mauá me deixa muito orgulhoso por fazer parte da gestão de uma escola que envolve uma comunidade tão grande de alunos e pais. Tem uma história muito importante no contexto do município ao longo dos 152 anos de atuação na educação, de bom desempenho e um ótimo trabalho com total qualidade”, avalia o vice-diretor.

Martin: “Trabalhar no Mauá me deixa muito orgulhoso”

Os atuais gestores procuram honrar seus antecessores e aprimorar a atuação do colégio. “Podemos dizer que é um grande desafio por representar todos os antepassados que fizeram a escola chegar e estar onde está hoje. Para nós é um grande compromisso estar na direção do Mauá, que é referência na educação, e continuar este belo trabalho, sempre com olhar no passado. Não podemos jamais perder nossas origens, mas pensando no futuro”, define Martin.

RAÍZES

Os primeiros alemães que vieram ao Brasil trouxeram o valor da educação. Logo criaram escolas para seus filhos, apesar das dificuldades e da ausência do Estado. Foi em 1870 que um grupo de imigrantes fundou em Santa Cruz do Sul a Sociedade Escolar (Schulgemaide), para auxiliar o pastor Hermann Jacob Bergfried na manutenção da sua escola particular, criada em 1868. O objetivo era dar instrução de qualidade aos filhos das famílias que viviam na pequena vila que começava a surgir no coração do Rio Grande do Sul.


As dificuldades econômicas encontradas nas primeiras décadas foram superadas com o auxílio de pessoas que queriam a continuidade do educandário e que, ao longo da história, passaram a ser consideradas as suas benfeitoras. Em 1871, a então chamada Deutsche Schule encontrou problemas de funcionamento devido à partida do pastor Bergfried. Dois anos depois, porém, chegou o professor Roberto Jaeger, que assumiu e deu sequência às atividades do colégio.

Prédio próprio foi instalado na Rua da Colônia com Dom Pedro I,
hoje Marechal Floriano com Borges de Medeiros


Em 1874, foi inaugurado o prédio próprio, com uma pequena torre na esquina onde mais tarde seria instalado todo o complexo educacional. Na época, era a Rua da Colônia com Dom Pedro I, atualmente Marechal Floriano com Borges de Medeiros.

Associação de Pais e Mestres tem forte atuação


No início de maio, a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Mauá promoveu um encontro no teatro da escola. O evento teve como tema “Considerações sobre o Trânsito no Entorno do Colégio Mauá”, com os agentes Rodrigo Costa e Rodrigo Ipê da Silva, da Fiscalização de Trânsito da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Monica e Flávia lideram a APM do Mauá


Na ocasião, também foi apresentada a nova diretoria da APM, bem como as propostas para a gestão e a eleição do Conselho Fiscal. A direção é integrada pela presidente Mônica Hippler, vice-presidente Flávia Lima, 1º secretário Iedo Loureiro Júnior e 2ª secretária Martha Drebes Bertó.


No Relatório de Atividades 2021, destaque para o Brechó de Uniformes, realizado na primeira terça-feira de cada mês, que no período de maio do ano passado a abril de 2022 totalizou mais de 4 mil peças. Os uniformes sem condições de uso são transformados em edredons e doados para entidades sociais, para aquecer pessoas em situação de vulnerabilidade.


Outra importante ação da APM foi a compra coletiva de livros, que beneficiou 278 famílias. Houve a aquisição de 814 publicações, que geraram uma economia total de R$ 37 mil. Além disso, a associação ainda promoveu ações em datas comemorativas e participou de campanhas de material escolar, tampinhas e agasalhos.