Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos
Rodada aborda a Lei de Proteção de Dados
GERAL

A vida é curta para ser pequena

Um Passo a Mais - João Pedro Schmidt - 19/04/2014

Inauguro esta coluna do Riovale, aos sábados, com a alegria de quem começa uma tarefa nova e o friozinho na barriga que acompanha as empreitadas que oferecem riscos. O risco, no caso, é de não estar à altura dos leitores, que buscarei superar com bastante transpiração e alguma inspiração.
Aceitei o honroso convite do diretor André Dreher para ocupar este espaço pela convicção de ter algo a dizer sobre temas de interesse público, de poder contribuir um pouquinho para avaliação crítica da enorme carga de informações que todos recebemos diariamente. “Ter algo a dizer” não significa “ser dono da verdade”, mas apresentar uma opinião bem embasada. O fato de atuar na universidade proporciona condições para essa tarefa, preservada a humildade socrática de quem sabe que pouco sabe.
A opinião crítica aqui emitida por vezes confrontará o senso comum criado pela grande mídia e repercutida localmente, especialmente acerca de assuntos da seara política. Outras vezes buscará ampliar ideias e questões novas que a mídia traz. Ou temas que não são abordados. Uso a palavra “crítica” no seu sentido original, derivada do termo grego “krinein”, que significa “julgar”. O pensamento crítico é avaliativo, emite julgamentos e se preocupa com boa fundamentação e boa argumentação, não sendo necessariamente “do contra”.
Como estamos festejando a Páscoa, a festa cristã da ressurreição, resolvi intitular o primeiro artigo da coluna “Passo à frente” com a frase do político e escritor britânico Benjamin Disraeli. Vida breve não é o mesmo que vida pequena. A vida humana individual é relativamente breve, se consideramos, por exemplo, a longa jornada de 6 milhões de anos da vida no nosso planeta, ou o desejo de imortalidade que nos acompanha. Mas, é uma brevidade que hoje não é “tão breve” assim. Há estimativas de que no tempo de Jesus a expectativa de vida estava em torno de 30 a 40 anos. Atualmente no Brasil é de cerca de 75 anos. Estamos vivendo mais, embora a sensação de brevidade possa até ser maior.
A questão de fundo continua sendo a vida pequena, acomodada, ensimesmada, sem coragem de romper com a mesmice, de dar passos corajosos, de arriscar o novo. O que cada um de nós precisa responder cotidianamente é se estamos fazendo a vida valer a pena, se ela é grande ou pequena em termos dos valores que a impulsionam. Daqui a algumas décadas a esperança de vida ao nascer superará 100 anos, depois irá além, bem além. E a questão permanecerá.
Para todos, mesmo para quem não é cristão, a ressurreição é uma metáfora preciosa sobre o sentido da vida: como ressurgir sempre de novo face à tentação da vida pequena?