Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos
Rodada aborda a Lei de Proteção de Dados
GERAL

Os médicos cubanos e a medicina preventiva

Um Passo a Mais - João Pedro Schmidt - 31/05/2014

Acompanhei na última quarta feira uma "roda de conversa", atividade integrante da Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Saúde da Unisc, muito esclarecedora sobre o programa Mais Médicos, com a presença dos oito profissionais cubanos que começaram a atuar em Santa Cruz do Sul.
Os médicos cubanos foram taxativos ao afirmar que estão aqui por livre opção, que vieram colocar seus conhecimentos e sua experiência a serviço do povo brasileiro, pensando no seu desenvolvimento pessoal, no bem de suas famílias e do povo cubano.
Falaram sobre as características do sistema público de saúde de Cuba, reconhecido por seus bons resultados. É um sistema totalmente público, que gasta por pessoa em torno de 55% do que se gasta em saúde no Brasil e 6% do que se gasta por pessoa nos Estados Unidos. Apesar de gastar muito menos, Cuba tem indicadores de saúde muito melhores.
Segundo esses médicos, o segredo do sucesso do sistema de saúde de Cuba é que 90% dos esforços e dos gastos estão direcionados à saúde básica, preventiva, e só 10% para a atenção secundária (hospitalar) e de centros especializados. Não deixaram de lembrar que há também alta tecnologia em saúde, como vacinas e medicamentos.
Presente ao encontro, o secretário municipal de saúde de Santa Cruz do Sul diz que os médicos cubanos ajudem a consolidar a medicina de família e comunidade, com enfoque preventivo, em nosso município. Cabe lembrar que o secretário integra um governo com perfil de direita; assim, não se trata de nenhuma preferência ideológica esquerdista. Ele está sendo pragmático: os profissionais cubanos sabem como fazer medicina preventiva, vamos aprender com eles.
Segundo informações da Revista Forum (www.revistaforum.com.br), a duração do curso de medicina em Cuba, como no Brasil, é de seis anos, em período integral, seguido de um período de especialização.  Estudantes de medicina cubanos passam o sexto ano do curso em um período de internato, conhecendo as principais áreas de um hospital geral. A sua formação geral é voltada para a área da saúde da família, com conhecimento em pediatria, pequenas cirurgias, ginecologia e obstetrícia. Em 2012, Cuba formou 11 mil novos médicos. Deste total, 5.315 são cubanos e 5.694 vêm de 59 países principalmente da América Latina, África e Ásia. Em Cuba há hoje 6,4 médicos para mil habitantes. No Brasil, esse índice é de 1,8 médicos para mil habitantes. A taxa de mortalidade em Cuba é de 4,6 para mil crianças nascidas, e a expectativa de vida é de 77,9 anos (2013). No Brasil, a taxa de mortalidade é de 15,6% para mil bebês nascidos e a expectativa de vida é de 74 anos.
É hora de acabar com os preconceitos. O Mais Médicos é um programa provisório, que visa disponibilizar médicos em locais onde não há profissionais brasileiros e que tenham um perfil adequado para a medicina de comunidade. Esse programa não vai resolver nossos problemas, mas pode ajudar. É provisório e é importante. Sejam bem vindos todos os que pretendem cooperar com a saúde e o bem estar do nosso povo!