Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Professor Nestor Raschen recebe o título de Cidadão Honorário
GERAL
Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos

Atalhos: como decidimos o voto

Um Passo a Mais - João Pedro Schmidt - 18/10/2014

Não somos tão racionais quanto geralmente pensamos ao tomar nossas decisões. Ao agir, não temos informações completas sobre tudo o que envolve a ação, nem capacidade ou mesmo tempo para processar as informações disponíveis. Nossas opções são influenciadas por elementos emocionais, valorativos. Preenchemos as lacunas da racionalidade valendo-nos de atalhos.
No âmbito da ciência política, o estudo dos “atalhos cognitivos” ou “heurísticos” tem focado particularmente o comportamento eleitoral. Desde as investigações da década de 1960 sabe-se que, mesmo nas democracias tradicionais, o eleitor típico não é um indivíduo que faz uso da racionalidade analítica para definir seu voto. O eleitor típico em boa parte ignora os meandros da política. E mais: o eleitor unicamente racional não existe. A emoção não nos abandona no exercício do voto.
Os atalhos compensam a informação parcial e o conhecimento insuficiente. São uma espécie de bússola que utilizamos em meio ao nevoeiro dos acontecimentos políticos, dos debates e das dúvidas que cercam constantemente esse mundo complexo.
Os estudos da ciência política apontam vários tipos de atalhos utilizados pelos eleitores.
Atalho ideológico: quem assume uma ideologia (esquerda, direita, socialista, social-democrata, liberal, etc) vota em geral em candidatos alinhados com essa ideologia e recusa o voto em candidatos de outra ideologia.
Atalho partidário: quem simpatiza ou é filiado a um partido em geral opta pelos candidatos do seu partido ou aliados a ele. E dificilmente vota em candidatos de partidos que polarizam com a sua agremiação.
Atalho de endosso ou apreço: a simpatia ou antipatia do eleitor por lideranças, organizações e amigos favorece ou desfavorece o voto em candidatos por eles indicados. É o que acontece quando o eleitor diz: “se esse movimento apoia esse candidato, então sou a favor” ou “sou contra”.
Atalho de imagem: a imagem de honestidade, de competência e outras qualidades positivas que se tem de determinado candidato favorecem o voto nele, embora essa imagem muitas vezes não corresponda às suas ações e sua postura. O inverso se aplica quanto à imagem negativa. O marketing político é tão fundamental hoje por desenvolver técnicas para formar no público uma imagem positiva do seu candidato e negativa dos adversários.
Atalho econômico ou avaliação retrospectiva: a impressão negativa ou positiva que o eleitor carrega na memória quanto ao desempenho econômico do governo com o qual o candidato tenha vínculo influencia as expectativas sobre o que possa fazer no futuro. Essa impressão incide na decisão do voto.
Estudos recentes mostram que eleitores com mais conhecimento e interesse pela política tendem a se orientar por questões partidárias e ideológicas. Eleitores com menos conhecimento e interesse pela polític atendem a utilizar atalhos de imagem e de endosso.
Os estudos da ciência política recomendam uma postura criteriosa quanto ao julgamento dos motivos que conduzem o voto do cidadão comum. Quando um ex-Presidente, sociólogo, atribui o voto na atual Presidenta à desinformação e ignorância dos eleitores dá mostras de que não estudou bem o complexo fenômeno do voto. Está na hora de reciclar os conceitos.