Edição do dia 19/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Copa CFC Celso tem rodada em Alto Linha Santa Cruz, no domingo
ESPORTES - Líder João Alves encara o Rio Pardinho na primeira partida da tarde
Mundial Unisc de futsal feminino ocorre neste final de semana
ESPORTES
Copa Cidade: Esmeralda vence o Unidos da Villa
ESPORTES - Jogo aconteceu no estádio da Timbaúva, no Arroio Grande
Portaria amplia setores com trabalho permanente no domingo e feriado
GERAL - A portaria está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira
Brasil empata com a Venezuela pela Copa América: 0 a 0
ESPORTES - Líder do Grupo A, Canarinho volta a campo sábado (22), contra o Peru
'Joga Pouco, Ajuda Muito' acontece nesta quinta
ESPORTES
Segundona Gaúcha: Presidente do Galo lamenta desclassificação
ESPORTES
Série D do Brasileiro: Avenida segue forte
ESPORTES - Direção espera estádio lotado para decidir vaga no segundo jogo, em casa, contra o Caxias
Computação Desplugada é realidade em escolas públicas de Santa Cruz do Sul
EDUCAÇÃO - Material didático do projeto Computação na Educação foi lançado na tarde desta terça-feira, 18, na Unisc
Ensino das escolas é discutido em todo o país
EDUCAÇÃO
Thiago Porto: enaltecendo a cultura santa-cruzense
VARIEDADES - Com mais de um milhão de visualizações no YouTube músico se prepara para mais um lançamento
Restaurante Mafalda: há 18 anos servindo gastronomia de qualidade
GERAL - O estabelecimento conta com buffet tradicional e buffet para viandas
Oficina de Apoio às Famílias será na próxima terça-feira
GERAL - O Riovale Jornal entrevistou a advogada Dra. Andjanete L. Mess Hashimoto, que explica o procedimento das atividades
Câmara aprova projeto de segurança
GERAL
Mercur chega aos 95 anos com livro publicado
EMPRESARIAL - Curso para inspirar um mundo mais colaborativo também foi disponibilizado
Corpus Christi: Fé e arte para celebrar a data
RELIGIÃO - Celebração inicia às 9 horas com missa na Catedral São João Batista e após procissão segue pelas principais ruas
Quem é contra a reforma da Previdência Social não é contra o Brasil
OPINIÃO
Um novo INSS
OPINIÃO

Clube vencedor fora de campo

Um Passo a Mais - João Pedro Schmidt - 06/06/2015

O Internacional é um dos clubes brasileiros com mais títulos ganhos em campo nesse início de século XXI. Esses títulos são conhecidos. Mas há “títulos” fora de campo que também merecem ser divulgados, pois são bons exemplos para outros clubes. Destaco duas inovações recentes, relacionadas à transparência de informações e ao acesso de pessoas com deficiência ao Estádio Beira-Rio. 
O Inter é o primeiro dos grandes clubes brasileiros a criar um “Portal da Transparência”, que possibilita a qualquer cidadão acesso a uma série de informações relevantes sobre a vida do clube. A gestão dos clubes de futebol é, de modo geral, uma “caixa preta” para os seus associados e torcedores. Legalmente sem donos, são geridos como se donos tivessem, sem publicização de informações.
O Portal da Transparência do Inter é dividido em três seções: Programas de Gestão, Informativos Financeiros e Institucional. Na parte dos Programas de Gestão é possível consultar o organograma diretivo do Clube, as diferentes vice-presidências e setores, com seus respectivos objetivos e projetos. Em Informativos Financeiros, estão os balanços dos últimos 10 anos, com pareceres de auditores independentes e do Conselho Fiscal; análises gerenciais, que trazem o comportamento evolutivo da situação financeira e econômica do Inter; o plano orçamentário, divulgado pela primeira vez na história do Clube, com previsão de receita líquida de R$ 246 milhões em 2015; relatórios especiais; e, seguindo a internacionalização da marca, o balanço patrimonial 2014 e o orçamento 2015 estão sendo divulgados traduzidos e convertidos em euro e dólar. Na seção Institucional é possível encontrar a evolução do quadro de associados do Internacional, que já superam os 112 mil, a situação de adimplência/inadimplência, dados de identificação dos sócios(por gênero e local de moradia/região), a entrega de declaração de patrimônio dos dirigentes, a distribuição por setor dos atuais 468 funcionários, entre vários outros dados.
Outra inovação digna de comemoração é a preocupação gradativa com o acesso de pessoas com deficiência. A partida de 31 de maio, diante do São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, foi caracterizada como o "Jogo da Acessibilidade - Beira-Rio de todos". O Inter divulgou que mais de 700 PcDs (pessoas com deficiência) estiveram presentes nas arquibancadas, apoiando o Colorado. Cegos, surdos, mudos, autistas, cadeirantes, idosos e centenas de pessoas que necessitam de algum cuidado especial foram credenciados antes do jogo e tiveram suas entradas isentadas. A maior parte destes torcedores estão ligados a entidades como APAEs, Instituto Santa Luzia, Centro de Reabilitação de Porto Alegre, Associação de Assistência a Criança Deficiente, Centro de Integração da Criança Especial, Asilo Padre Cacique, entre outras.
Inovações como essas são próprias de um clube vencedor fora de campo. Proporcionam respeitabilidade junto aos torcedores, à opinião pública e aos adversários. As vitórias fora de campo criam condições favoráveis para as vitórias dentro de campo, que, como se sabe, são muitas vezes ganhas com o grito da torcida. 
Títulos em campo e fora de campo: é por aí que se dá sustentabilidade de um grande clube.