Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos
Rodada aborda a Lei de Proteção de Dados
GERAL

O que é Terceiro Setor

Um Passo a Mais - João Pedro Schmidt - 19/05/2017

No livro lançado há poucos dias – Universidades Comunitárias e Terceiro Setor (Edunisc, 2017) – busco explicar o que é e qual a importância do “terceiro setor”. Muito antes de haver Estado ou mercado, os humanos se valeram de organizações comunitárias para resolver seus problemas comuns. Esse fato histórico se mantém hoje: em qualquer sociedade, as organizações sociais são fundamentais para suprir as necessidades coletivas. 

“Terceiro setor” é a melhor denominação para designar as organizações da sociedade civil, melhor do que “setor filantrópico” ou “setor não lucrativo”. Falar em “terceiro” chama a atenção e ajuda a diferenciar de outros dois setores, sendo o primeiro o setor público e o segundo o setor privado. 

Distinguir o terceiro setor do setor público e do privado é fundamental para entender a estrutura social e a prospectar os necessários avanços do século XXI. O Estado não consegue nem deve tentar fazer tudo. Nem o mercado. O gigantismo estatal e o gigantismo privado são adversários daquilo que ajudou imensamente na evolução humana: a capacidade de cooperar, de organizar-se coletivamente em prol da solução de problemas comuns.

O terceiro setor compreende o conjunto de organizações criadas e mantidas pela sociedade civil que proporcionam bens e serviços de interesse comum e cujos resultados são apropriados coletivamente.  Esse setor abrange no Brasil universidades comunitárias, hospitais, organizações não governamentais, cooperativas, sindicatos, bancos, emissoras, associações, fundações, entidades culturais, religiosas, profissionais, políticas, étnicas, de gênero e outras. Há milhares, em torno de 500 mil organizações, segundo o Cadastro Central de Empresas, do IBGE. 

Aproveitar a imensa energia mobilizada por essas organizações, de forma complementar ao Estado e ao mercado, é um desafio enorme pelo qual vale a pena lutar.  É preciso ajustar a legislação, mas sobretudo é indispensável uma nova visão política e econômica, que supere a tendência vigente de pensar o mundo apenas sob as lentes bifocais do governo e da empresa privada.