Edição do dia 15/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza a posse de armas
GERAL - Com decreto, pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo
Multas podem ter prazo prorrogado
GERAL - Conforme Fiscalização de Trânsito do município ainda não há regulamentação para abordagem
Ajude as famílias afetadas com a chuva
GERAL
No dia 25 de janeiro mais 146 vagas remanescentes serão disponibilizadas
EDUCAÇÃO - O edital com a faixa etária e a escola será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação
Secretário Faisal Karam reúne-se com Federação das Apaes
EDUCAÇÃO
Gilberto Petry é o novo presidente do Conselho Deliberativo
GERAL
Frente fria volta a intensificar chuvas no estado nos próximos dias
GERAL
Censo 2018 da Educação Básica
EDUCAÇÃO - Inep divulga dados da rede estadual de ensino
Novos agentes reforçam os quadros da Susepe em abril
POLÍCIA - Antes eles fazem curso sobre as normas de política penitenciária do Estado
Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas
EDUCAÇÃO
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
ECONOMIA
Hemovida está com estoque acima da média
SAÚDE - Desde setembro do ano passado, o número de captação sanguínea tem sido maior do que o de transfusões
Nova praça de lazer será construída no centro
GERAL - Local escolhido foi o coração da cidade, ao lado da futura Biblioteca Municipal
Inflação para idosos fecha 2018 em 4,75%, informa FGV
ECONOMIA
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
ECONOMIA
Receita abre consulta a restituição
GERAL - Serão contempladas as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018
Atividade do Varejo fecha 2018 com crescimento de 2,8%
ECONOMIA
STF vai julgar casos polêmicos a partir do próximo mês
GERAL

Plano Geral

Plano Geral - 21/07/2017

CONFIRMADO

Faltando pouco mais de um mês para a realização da 30ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul – que acontece de 9 a 17 de setembro de 2017 -, aos poucos começam a ser divulgadas atividades da programação. Nessa semana, por exemplo, foi confirmada a realização do Bah!tepapo, que consiste em um encontro para conversar sobre HQs, cinema, séries e outros assuntos ligados ao mundo dos quadrinhos. Ele acontecerá no dia 16 de setembro, a partir das 14 horas, no Café Brandelero. O Bah!tePapo dá continuidade a encontros sobre quadrinhos que estão ocorrendo há seis anos durante a feira do livro e que buscam valorizar os quadrinhos como literatura para todas as idades. Mais informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, fone 3717-7346 ou nuac@unisc.br. 

ALBERGUE

Em função das baixas temperaturas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou que está recebendo albergados meia hora mais cedo todas as noites, ou seja, a partir das 18h30. Além disso, nesses dias de maior frio, os abrigados poderão permanecer no albergue duas hora a mais de manhã, até às 9 horas. Além de alimentação, no local, todos recebem cuidados de higiene e atendimento especializado de saúde, quando for o caso. Todo acolhimento é feito pela coordenação do Albergue e por monitores sociais. O albergue do município está localizado na Rua São José,2831, no Bairro Bom Jesus. 

RECORDE DE AUDIÊNCIA

O último domingo, 16 de julho, foi marcado pela estreia mundial da 7ª temporada da série Game of Thrones, produção do canal HBO. Só nos Estados Unidos foram registrados mais 10,1 milhões de espectadores, o que corresponde a um recorde e a um aumento de 27% da audiência em relação à 6ª temporada. Em todo o mundo, calcula-se que 23 milhões de pessoas estivessem assistindo ao programa pela TV ou pela internet, através do HBO Go. A sétima temporada contará com sete episódios e permanece no ar até o dia 27 de agosto, sendo exibida sempre as 22 horas de domingo. Além dessa temporada, a série deverá ter ainda mais uma, a oitava, que segundo a produção terá seis episódios e deve ir ao ar em 2019.  A primeira temporada estreou em abril de 2011. 

ESCRITORAS NEGRAS

Recentemente foi lançado na web um site totalmente voltado para Escritoras Negras, com um mapeamento detalhado da presença delas na Bahia. O produto é resultado de um levantamento feito pela jornalista e doutoranda em literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Calila das Mercês. O espaço digital reunirá o trabalho de escritoras que assim se identificam, em diversos segmentos literários, como poemas, contos, artigos e romances. Ele pode ser acessado pelo link www.escritorasnegras.com.br. 

MAIS DESCONTO

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas, até o dia 7 de agosto, para a segunda etapa do processo de reingressos, transferências e diplomados e traz como novidade um desconto maior para aqueles que já foram alunos de cursos de graduação ou pós-graduação da universidade: até 30%. O desconto, porém, não abrange os cursos de Medicina e de Odontologia. As inscrições podem ser feitas pela internet em www.unisc.br ou na Central de Atendimento em Santa Cruz do Sul, no bloco 5. 

DIMINUIU

O número de mortes relacionadas com a Aids na América Latina diminuiu em 12% entre os anos 2000 e 2016. A informação foi divulgada nessa quinta-feira, dia 20, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids). Para se ter uma ideia, no ano 2000 morreram na região cerca de 43 mil pessoas. Já em 2016 esse número caiu para 36 mil. O declínio foi considerado como um "progresso significativo" e o último relatório apresentado pelo órgão aponta que ele só foi possível graças ao aumento da disponibilidade de tratamentos antirretrovirais. O número de portadores de HIV na América Latina totalizou 1,8 milhões e as novas infecções seguem estáveis desde 2010, com quase 100 mil casos por ano.

PASSAPORTES LIBERADOS

Quem precisa providenciar um passaporte e estava aflito com a pausa nas emissões já pode respirar mais aliviado. Uma lei liberando recursos para que os passaportes voltassem a ser emitidos foi sancionada na última quarta-feira pelo presidente Michel Temer e publicada na edição desta quinta-feira, 20 de julho, do Diário Oficial da União. Foi autorizado crédito de mais de R$ 102 milhões para que o serviço volte a funcionar. Ele havia sido paralisado no dia 27 de junho, quando a Polícia Federal suspendeu a emissão de novos documentos por ter atingido o limite de gastos previstos na Lei Orçamentária da União. Diariamente eram realizados 11 mil atendimentos em todo o país. Estipula-se que a demanda não atendida pode superar 150 mil pedidos.