Edição do dia 28/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Fábrica da Philip Morris elimina copos plásticos descartáveis
GERAL
Depois de 7 anos, Boate Kiss segue sem condenados
GERAL - Primeiro julgamento deve acontecer em março, mas nem todos vão a júri em Santa Maria
Riovale Jornal engajado em campanhas
GERAL - Bem na Tampa do Hospital Santa Cruz e Hábito Legal do Hospital Ana Nery continuam arrecadando tampas e lacres recicláveis
Por que há lixo espalhado ao lado de contêineres?
GERAL - Fatos recentes aconteceram em regiões centrais da cidade
Novo Coronavírus deixa o mundo em alerta
SAÚDE - Até o momento estão constadas 80 mortes e 2.761 casos suspeitos
Prefeitura nos Bairros chega ao Bom Jesus
GERAL
Produtores podem devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos
GERAL
Receita Estadual inicia primeira fase de Programa de Autorregularização
ECONOMIA
Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de estagiários
GERAL
Estado paga segunda parcela do RS Verão Total
SAÚDE
2019: Gastos de brasileiros no exterior caem 5,4%
ECONOMIA
A fila no INSS envergonha o Brasil
OPINIÃO
Feliz safra nova
OPINIÃO
Netflix em busca da estatueta de ouro
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Ação de panfletagem marca a data
GERAL - Realizada pelo Cpers, ação se concentrou na Praça Getúlio Vargas
Educação alerta pais e abre segunda chamada
EDUCAÇÃO - 106 crianças de 4 e 5 anos não tiveram suas matrículas efetuadas dentro do prazo
Aspede e Unico firmam parceria
ESPORTES
Patrick completa 100 jogos pelo Inter
ESPORTES

Precisamos reinventar nossa escola

Valério Garcia - 29/04/2017

No mundo atual temos visto e assistido de tudo um pouco. As informações surgem numa velocidade impressionante, de tal modo que é difícil constatar rapidamente sua veracidade. Nossos filhos possuem celulares, ou outros aparelhos eletrônicos, que trazem os mais diferentes assuntos e as mais diferentes informações que, às vezes, nos deixam perplexos, pois não sabemos como eles sabem tanto e tão rapidamente! O que mais nos preocupa é o tipo de informação a que eles têm acesso.

Qual proveito eles terão para sua vida acadêmica ou pessoal com essas “ditas informações”? 

Eis que nossos filhos chegam às Escolas cheios de novidades, curiosidades e assuntos diversos, dos mais diferentes cantos do mundo. Verdade: dos mais diversos lugares do Planeta!

A Escola e o professor têm que estar atentos para essa realidade. O professor, mais do que nunca, tem que saber lidar com esse avanço tecnológico e tirar proveito disto. O saber absoluto não existe mais e o papel de mediador do conhecimento torna-se indispensável para o sucesso do trabalho. Neste ponto, o planejamento coletivo e interdisciplinar, é imprescindível para o sucesso na sala de aula. Devemos, urgentemente, tornar nossa sala de aula um lugar alegre, divertido e eclético para que o conhecimento seja compartilhado com mais ênfase e prazer. Estamos concorrendo com setores midiáticos sem precedentes ou escrúpulos e o que é pior, com grande poderio econômico. Sei que essa luta não é fácil... e é neste momento que a parceria com nossos alunos e suas famílias pode fazer a diferença.

Uma ressignificação dos conteúdos nas mais variadas disciplinas é muito importante. Aquilo que o aluno não enxerga, não sente e não projeta, fica menos interessante. Se fica menos interessante, a aprendizagem fica prejudicada. Com o conteúdo ao alcance dos alunos e sua consequente aplicação, a aula começa a ficar mais atraente e os saberes socializados e discutidos. A formação continuada, nas diferentes áreas ou disciplinas, para nossos docentes é primordial nesse processo e os gestores têm que se empenhar, ao máximo, para conseguirem tal intuito. Quem ganha? Todos. E o mais significativo é que este conhecimento poderá fazer a diferença na transformação da realidade do aluno e da sua comunidade. 

Como nos diz Paulo Freire: “O importante não é transmitir conhecimentos, mas sim criar condições para sua produção ou transformação”. Essa transformação que a sociedade tanto precisa, deve passar obrigatoriamente, por todos os degraus da Escola que são professores, alunos, funcionários e comunidade em geral. Sejamos protagonistas deste evento, começando por nós mesmos!

Bom final de semana!