Edição do dia 21/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Série Ouro de Futsal: Assaf perde primeira como mandante
ESPORTES - Tricolor jogou em Vale Verde e foi derrotado por 5x3
Copa Cidade Miller define os playoffs
ESPORTES - Competição encerrou a fase classificatória
Aliança goleia São José e cresce na Copa CFC Celso
ESPORTES - Mobilização é pela realização da primeira etapa da Olimpíada Rural, no próximo domingo
Troca de mensagens: Sergio Moro adia ida à Câmara
POLÍTICA - Ministro viajou para os Estados Unidos no último fim de semana e não comparecerá à audiência pública
Seleção feminina cai na prorrogação diante da França
ESPORTES - Brasil foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo
Avenida perde nos pênaltis e está fora da Série D
ESPORTES - Caxias classificou-se dentro dos Eucaliptos com vitória nas penalidades por 6 a 5
Brasil goleia Peru e jogará quartas de final na Arena do Grêmio
ESPORTES - Time brasileiro ficou com o primeiro lugar do Grupo A da Copa América
Copa Cidade tem três jogos no final de semana
ESPORTES - Rodada conta com os últimos confrontos da fase classificatória
Patinação: Copa XLise e Festival 25 anos movimentam Poliesportivo
ESPORTES - Evento ocorre neste sábado e movimenta patinadores de todo o Estado
Mais de 10 mil peças para aquecer os cabraisenses
GERAL - Distribuição das roupas arrecadadas ocorreu nesta terça-feira (18) para centenas de famílias moradoras de Novo Cabrais
Lixo eletrônico será recolhido na terça
GERAL - Mutirão da prefeitura vai passar por todas as localidades para coletar os materiais e dar o destino correto aos mesmos
Ipiranga leva a livre e Associação conquista o veterano
ESPORTES - Novo Cabrais conheceu os campeões do municipal de futebol sete, na última sexta-feira, no Centro Desportivo Municipal
Bela Vista e Flamengo jogam nesta sexta
ESPORTES
Copa Feminina: Brasil pega a França
ESPORTES
Série Ouro: Assaf faz parceria e vai jogar em Vale Verde
ESPORTES
Copa América: Diante do Peru, tentativa de reação
ESPORTES - Seleção Brasileira passa por fase de incertezas. Em 1989, time superou dificuldades
São Martinho é campeão em Monte Alverne
ESPORTES
Série D do Brasileiro: Avenida precisa de vitória simples
ESPORTES - Torcida deverá lotar o Estádio dos Eucaliptos, domingo, às 16h, contra o Caxias, valendo classificação

Canto dos Galos

Valério Garcia - 24/03/2017

Acredito que, senão todos, a grande maioria das pessoas aqui no Rio Grande do Sul já acordou alguma vez pela madrugada, com o canto de um galo. É o prenúncio do amanhecer, de um novo dia, na esperança de um mundo melhor. Devemos pensar assim: o novo dia deverá ser melhor que o anterior; com ideias novas, com esperança e gratidão de podermos crescer como gente junto aos nossos semelhantes. A coletividade e o trabalho em Equipe devem prevalecer sobre o individualismo.

Baseado nisto que escrevo sobre um Festival Temático de Música Nativista que acontece todos os anos na Fazenda Geribá, às margens da BR 290 em Cachoeira do Sul, onde tive a felicidade e a honra em participar como convidado. Este festival foi idealizado por um grupo de amigos extremamente ligados ao Nativismo Gaúcho, principalmente pela poesia e música, que retratam nossa história Riograndense. Inicia numa sexta, estendendo-se até o meio-dia de domingo. Agora, o que acontece, e como ele acontece, é o que achei de mais interessante e importante. É o já famoso festival “Canto dos Galos”, capitaneado pelos amigos Mateus de Carvalho Neves da Fontoura, Cleiton Evandro dos Santos e Rafael Teixeira Chiapetta.

Na sexta-feira à noite é dado o tema ligado ao nativismo gaúcho, onde compositores e músicos devem elaborar uma canção para ser apresentada no sábado. Falando assim, parece ser fácil. Mas imaginem: o tema deve ser preservado pela poesia nativista, o ritmo também e os arranjos musicais da mesma forma. 

Uma das tantas coisas que me chamaram atenção foi a interação e cooperação entre todos os participantes. Compositores e músicos numa ajuda mútua para que a apresentação musical fosse do agrado de todos. Músicos participaram na apresentação e musicalização de mais de uma composição. Compositores, escreveram para vários músicos. A competição foi legada a um segundo plano pois não havia premiação para melhores ou piores; todos saíram vencedores. Alguns destacados foram agraciados pelos organizadores, mas com o entendimento e aceitação da grande maioria. Criou-se um elo de amizade entre os participantes como se todos fizessem parte de uma grande família. Até já existe esse entendimento sobre a “Família Cantagalista”! Inúmeros valores foram vistos e trabalhados durante estes dias. Entendimento e cooperação, princípios tão distantes do nosso dia a dia, infelizmente!

Lembrei de nossas Escolas com o Canto dos Galos. Se alunos, direção, professores, coordenação pedagógica, funcionários e toda a comunidade escolar cultivarem alguns princípios que vivenciei neste Festival, a questão da aprendizagem será facilitada. A convivência será harmoniosa, e a gestão de recursos humanos deixará de ser o tendão de Aquiles de muitos gestores.

E que os Galos cantem prenunciando um alvorecer esperançoso, onde sentimentos como o Amor, a Fraternidade e a Cooperação invadam o coração de todos os seres vivos, principalmente, os humanos!

Bom final de semana.