Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Canto dos Galos

Valério Garcia - 24/03/2017

Acredito que, senão todos, a grande maioria das pessoas aqui no Rio Grande do Sul já acordou alguma vez pela madrugada, com o canto de um galo. É o prenúncio do amanhecer, de um novo dia, na esperança de um mundo melhor. Devemos pensar assim: o novo dia deverá ser melhor que o anterior; com ideias novas, com esperança e gratidão de podermos crescer como gente junto aos nossos semelhantes. A coletividade e o trabalho em Equipe devem prevalecer sobre o individualismo.

Baseado nisto que escrevo sobre um Festival Temático de Música Nativista que acontece todos os anos na Fazenda Geribá, às margens da BR 290 em Cachoeira do Sul, onde tive a felicidade e a honra em participar como convidado. Este festival foi idealizado por um grupo de amigos extremamente ligados ao Nativismo Gaúcho, principalmente pela poesia e música, que retratam nossa história Riograndense. Inicia numa sexta, estendendo-se até o meio-dia de domingo. Agora, o que acontece, e como ele acontece, é o que achei de mais interessante e importante. É o já famoso festival “Canto dos Galos”, capitaneado pelos amigos Mateus de Carvalho Neves da Fontoura, Cleiton Evandro dos Santos e Rafael Teixeira Chiapetta.

Na sexta-feira à noite é dado o tema ligado ao nativismo gaúcho, onde compositores e músicos devem elaborar uma canção para ser apresentada no sábado. Falando assim, parece ser fácil. Mas imaginem: o tema deve ser preservado pela poesia nativista, o ritmo também e os arranjos musicais da mesma forma. 

Uma das tantas coisas que me chamaram atenção foi a interação e cooperação entre todos os participantes. Compositores e músicos numa ajuda mútua para que a apresentação musical fosse do agrado de todos. Músicos participaram na apresentação e musicalização de mais de uma composição. Compositores, escreveram para vários músicos. A competição foi legada a um segundo plano pois não havia premiação para melhores ou piores; todos saíram vencedores. Alguns destacados foram agraciados pelos organizadores, mas com o entendimento e aceitação da grande maioria. Criou-se um elo de amizade entre os participantes como se todos fizessem parte de uma grande família. Até já existe esse entendimento sobre a “Família Cantagalista”! Inúmeros valores foram vistos e trabalhados durante estes dias. Entendimento e cooperação, princípios tão distantes do nosso dia a dia, infelizmente!

Lembrei de nossas Escolas com o Canto dos Galos. Se alunos, direção, professores, coordenação pedagógica, funcionários e toda a comunidade escolar cultivarem alguns princípios que vivenciei neste Festival, a questão da aprendizagem será facilitada. A convivência será harmoniosa, e a gestão de recursos humanos deixará de ser o tendão de Aquiles de muitos gestores.

E que os Galos cantem prenunciando um alvorecer esperançoso, onde sentimentos como o Amor, a Fraternidade e a Cooperação invadam o coração de todos os seres vivos, principalmente, os humanos!

Bom final de semana.