Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Gestão e seus Desafios

Valério Garcia - 10/02/2017

Primeiramente a palavra gestão nos remete ao significado de administrar, organizar determinada instituição ou empresa para que seus objetivos sejam alcançados com maior facilidade, visando o sucesso. A gestão é complexa pois, muitas vezes, envolve recursos materiais e também recursos humanos. Com recursos materiais o controle ou direcionamento é mais fácil, pois depende quase que, exclusivamente, de uma organização pragmática e sistematizada. Claro que alguém fará esse gerenciamento.

Agora, recursos humanos vai de encontro diretamente às pessoas, ao homem e a mulher que gestarão um grupo maior de pessoas. Em se tratando de gente, um aspecto que deve ser observado, com relevância, é a individualidade de cada ser. Todos nós temos mais facilidade em alguma atividade, assim como, dificuldade em outras. É por isso que o ser humano é único, individual e com suas próprias peculiaridades a serem exploradas.

Para termos sucesso em nossa Instituição, seja ela pública ou privada, o trabalho em equipe é muito importante. Ninguém consegue o sucesso trabalhando sozinho, olhando apenas para o seu próprio umbigo, esquecendo-se da coletividade. Precisamos saber aproveitar as potencialidades de nossos colegas para que elas sejam multiplicadas aos outros, e vice versa. 

Outro aspecto importantíssimo na gestão é despertar o corporativismo dentro das repartições e, como um todo, da instituição que estamos representando. Devemos ter orgulho daquilo que fazemos e onde estamos fazendo. Sempre comento com meus colegas professores que devemos amar e promulgar o amor que possuímos pela Escola que estamos trabalhando. É ali que estamos formando o futuro de nossa cidade, Estado e País. É ali que está sendo escrito o amanhã de nossos filhos, netos e de toda família. É por causa dela que existimos profissionalmente e onde ganhamos o “pão nosso de cada dia”, e devemos ter muito orgulho dessa caminhada, que só nós soubemos, quão árdua foi. O sucesso deve ser de todos e os fracassos também. Aprender sempre e delegar atribuições para que todos saibam de suas responsabilidades, deveres e direitos. Elogiar em público e se preciso criticar, que se faça em particular. Como nos diz Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”

A Escola deve ser a formadora de pessoas com capacidade de Gestão, divulgando aos quatro ventos que a Honestidade, Humildade e Perseverança agregados ao conhecimento, podem e devem fazer a diferença. Que a política e políticos atentem mais para nossas instituições de ensino e seus profissionais!

Bom final de semana.