Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades

Gestão e seus Desafios

Valério Garcia - 10/02/2017

Primeiramente a palavra gestão nos remete ao significado de administrar, organizar determinada instituição ou empresa para que seus objetivos sejam alcançados com maior facilidade, visando o sucesso. A gestão é complexa pois, muitas vezes, envolve recursos materiais e também recursos humanos. Com recursos materiais o controle ou direcionamento é mais fácil, pois depende quase que, exclusivamente, de uma organização pragmática e sistematizada. Claro que alguém fará esse gerenciamento.

Agora, recursos humanos vai de encontro diretamente às pessoas, ao homem e a mulher que gestarão um grupo maior de pessoas. Em se tratando de gente, um aspecto que deve ser observado, com relevância, é a individualidade de cada ser. Todos nós temos mais facilidade em alguma atividade, assim como, dificuldade em outras. É por isso que o ser humano é único, individual e com suas próprias peculiaridades a serem exploradas.

Para termos sucesso em nossa Instituição, seja ela pública ou privada, o trabalho em equipe é muito importante. Ninguém consegue o sucesso trabalhando sozinho, olhando apenas para o seu próprio umbigo, esquecendo-se da coletividade. Precisamos saber aproveitar as potencialidades de nossos colegas para que elas sejam multiplicadas aos outros, e vice versa. 

Outro aspecto importantíssimo na gestão é despertar o corporativismo dentro das repartições e, como um todo, da instituição que estamos representando. Devemos ter orgulho daquilo que fazemos e onde estamos fazendo. Sempre comento com meus colegas professores que devemos amar e promulgar o amor que possuímos pela Escola que estamos trabalhando. É ali que estamos formando o futuro de nossa cidade, Estado e País. É ali que está sendo escrito o amanhã de nossos filhos, netos e de toda família. É por causa dela que existimos profissionalmente e onde ganhamos o “pão nosso de cada dia”, e devemos ter muito orgulho dessa caminhada, que só nós soubemos, quão árdua foi. O sucesso deve ser de todos e os fracassos também. Aprender sempre e delegar atribuições para que todos saibam de suas responsabilidades, deveres e direitos. Elogiar em público e se preciso criticar, que se faça em particular. Como nos diz Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”

A Escola deve ser a formadora de pessoas com capacidade de Gestão, divulgando aos quatro ventos que a Honestidade, Humildade e Perseverança agregados ao conhecimento, podem e devem fazer a diferença. Que a política e políticos atentem mais para nossas instituições de ensino e seus profissionais!

Bom final de semana.