Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades

ESTÁ ARRUMADO

Plano Geral - 25/08/2017

Crédito: Luana Ciecelski

O trecho da Avenida Independência que estava com uma falha no asfalto, conforme relatado por leitores e pela coluna Plano Geral na edição do fim de semana passado, foi consertado. Leitores que residem na proximidades informaram que máquinas trabalharam no local no início da semana e que a falha foi coberta com asfalto. O mesmo aconteceu em um segundo trecho da mesma avenida, num ponto localizado pouco depois da entrada da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

MAIS AULAS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está propondo aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas em cursos para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova proposta prevê, por exemplo, que as aulas teóricas para a categoria B (carros) passem de 70 horas para 90 horas. Já para motociclistas, a carga passaria de 65 horas para 85 horas. Também haveria uma alteração no prazo para que o candidato concluir as aulas e realizar a prova: de 12 para 18 meses. Além disso, candidatos que reprovassem no exame teriam que fazer 5 aulas adicionais antes de fazer nova tentativa. Hoje, eles apenas precisam esperar 15 dias. A proposta ainda passará por uma consulta pública em grandes cidades como Porto Alegre, portanto, não é definitiva, mas vocês leitores, o que acham? 

BRAILE EM CÉDULAS

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nessa semana o projeto que determina ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a adoção de elementos de identificação tátil, como o braile nas cédulas e moedas brasileiras. O objetivo da proposta, relatada pela deputada federal Soraya Santos (PMDB/RJ), é facilitar a identificação do dinheiro por pessoas com algum tipo de deficiência visual. Há no Brasil cerca de 6 milhões de deficientes visuais, sendo que 500 mil deles são totalmente cegos. Segundo o autor da proposta, deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), a medida é fundamental para inclusão econômica dos deficientes visuais. O projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A votação final será feita no Plenário da Câmara ainda sem data prevista. 

PARA IDOSOS

O governo vai liberar o saque de contas do PIS/Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. O pagamento iniciará em outubro. A medida provisória que prevê a liberação dos saques foi assinada na última quarta-feira, 23, pelo presidente Michel Temer. Pelos cálculos do governo, a liberação deve injetar cerca de R$ 16 bilhões na economia, o que representa 0,25% do Produto Interno Bruto do País (PIB) do país. A medida vai atingir 8 milhões de pessoas, sendo que a maioria tem saldo na conta do PIS/Pasep em torno de R$ 750.

CLIENTES EM PRIMEIRO LUGAR

Localizada na Avenida Independência, 2681, a Polaco’s Frango Assado vem se destacando pela a preocupação que tem com a opinião dos clientes. O estabelecimento tem como uma de suas prioridades, manter contato com os consumidores de seus produtos para saber o acharam do serviço. A ideia, segundo o proprietário, Hipólito Rosa, é melhorar o cardápio e seu atendimento sempre. Serve de exemplo para outras empresas da cidade.