Edição do dia 15/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza a posse de armas
GERAL - Com decreto, pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo
Multas podem ter prazo prorrogado
GERAL - Conforme Fiscalização de Trânsito do município ainda não há regulamentação para abordagem
Ajude as famílias afetadas com a chuva
GERAL
No dia 25 de janeiro mais 146 vagas remanescentes serão disponibilizadas
EDUCAÇÃO - O edital com a faixa etária e a escola será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação
Secretário Faisal Karam reúne-se com Federação das Apaes
EDUCAÇÃO
Gilberto Petry é o novo presidente do Conselho Deliberativo
GERAL
Frente fria volta a intensificar chuvas no estado nos próximos dias
GERAL
Censo 2018 da Educação Básica
EDUCAÇÃO - Inep divulga dados da rede estadual de ensino
Novos agentes reforçam os quadros da Susepe em abril
POLÍCIA - Antes eles fazem curso sobre as normas de política penitenciária do Estado
Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas
EDUCAÇÃO
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
ECONOMIA
Hemovida está com estoque acima da média
SAÚDE - Desde setembro do ano passado, o número de captação sanguínea tem sido maior do que o de transfusões
Nova praça de lazer será construída no centro
GERAL - Local escolhido foi o coração da cidade, ao lado da futura Biblioteca Municipal
Inflação para idosos fecha 2018 em 4,75%, informa FGV
ECONOMIA
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
ECONOMIA
Receita abre consulta a restituição
GERAL - Serão contempladas as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018
Atividade do Varejo fecha 2018 com crescimento de 2,8%
ECONOMIA
STF vai julgar casos polêmicos a partir do próximo mês
GERAL

ESTÁ ARRUMADO

Plano Geral - 25/08/2017

Crédito: Luana Ciecelski

O trecho da Avenida Independência que estava com uma falha no asfalto, conforme relatado por leitores e pela coluna Plano Geral na edição do fim de semana passado, foi consertado. Leitores que residem na proximidades informaram que máquinas trabalharam no local no início da semana e que a falha foi coberta com asfalto. O mesmo aconteceu em um segundo trecho da mesma avenida, num ponto localizado pouco depois da entrada da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

MAIS AULAS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está propondo aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas em cursos para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova proposta prevê, por exemplo, que as aulas teóricas para a categoria B (carros) passem de 70 horas para 90 horas. Já para motociclistas, a carga passaria de 65 horas para 85 horas. Também haveria uma alteração no prazo para que o candidato concluir as aulas e realizar a prova: de 12 para 18 meses. Além disso, candidatos que reprovassem no exame teriam que fazer 5 aulas adicionais antes de fazer nova tentativa. Hoje, eles apenas precisam esperar 15 dias. A proposta ainda passará por uma consulta pública em grandes cidades como Porto Alegre, portanto, não é definitiva, mas vocês leitores, o que acham? 

BRAILE EM CÉDULAS

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nessa semana o projeto que determina ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a adoção de elementos de identificação tátil, como o braile nas cédulas e moedas brasileiras. O objetivo da proposta, relatada pela deputada federal Soraya Santos (PMDB/RJ), é facilitar a identificação do dinheiro por pessoas com algum tipo de deficiência visual. Há no Brasil cerca de 6 milhões de deficientes visuais, sendo que 500 mil deles são totalmente cegos. Segundo o autor da proposta, deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), a medida é fundamental para inclusão econômica dos deficientes visuais. O projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A votação final será feita no Plenário da Câmara ainda sem data prevista. 

PARA IDOSOS

O governo vai liberar o saque de contas do PIS/Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. O pagamento iniciará em outubro. A medida provisória que prevê a liberação dos saques foi assinada na última quarta-feira, 23, pelo presidente Michel Temer. Pelos cálculos do governo, a liberação deve injetar cerca de R$ 16 bilhões na economia, o que representa 0,25% do Produto Interno Bruto do País (PIB) do país. A medida vai atingir 8 milhões de pessoas, sendo que a maioria tem saldo na conta do PIS/Pasep em torno de R$ 750.

CLIENTES EM PRIMEIRO LUGAR

Localizada na Avenida Independência, 2681, a Polaco’s Frango Assado vem se destacando pela a preocupação que tem com a opinião dos clientes. O estabelecimento tem como uma de suas prioridades, manter contato com os consumidores de seus produtos para saber o acharam do serviço. A ideia, segundo o proprietário, Hipólito Rosa, é melhorar o cardápio e seu atendimento sempre. Serve de exemplo para outras empresas da cidade.