Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos
Rodada aborda a Lei de Proteção de Dados
GERAL

Impactos da tecnologia

Osvino Toillier - 01/09/2017

A gente nem se dá conta dos impactos da tecnologia no contexto em que vivemos. Apenas celebramos os benefícios que ela traz, sem avaliar as repercussões sobre tudo que já existe. Não se trata de apontar apenas as repercussões sobre a atividade humana, as pessoas que serão atingidas, os empregos que serão comprometidos, enfim, a cadeia produtiva que será abalada. 

Tecnologia é o resultado do desenvolvimento humano, do progresso que se impôs ao longo de séculos e décadas. É claro que a automação é resultado fantástico do desenvolvimento tecnológico, mas não é inconsequente. O que antes oportunizava emprego de meses numa fábrica, hoje se reduz a um tempo mínimo, sendo as pessoas dispensadas, com dificuldades de sobrevivência. O estacionamento que empregava diversos funcionários para o controle da operação, hoje se reduz a pouquíssimas pessoas, porque o restante é feito pela máquina, e as pessoas acabam sobrando, perdendo emprego para a tecnologia, que não reclama, não cobra hora-extra. 

Alguém fez uma reflexão interessante sobre alguns fenômenos, tomando como exemplo casos conhecidos:  Netflix não matou a Blockbuster. As multas por atraso o fizeram. 

Uber não acabou com o negócio táxi; o acesso limitado aos táxis e o controle sobre as taxas o fizeram. Apple não acabou com a indústria da música; ser forçado a comprar o álbum inteiro que acabou.  Amazon não acabou com os outros varejistas. A má prestação de serviço e experiências ruins o fizeram. Airbnb não acabou com a indústria hoteleira; disponibilidade limitada e poucas opções de preço estão acabando.

A tecnologia por si só não é o real disruptor. Não ser focado no cliente é a maior ameaça a qualquer negócio. Você já pensou que com o que você trabalha pode estar com os dias contados?

Vivemos num mundo de altos riscos. A qualquer momento nossa atividade pode estar sendo oferecida num novo formato, afetando nossa empregabilidade. Nosso futuro pode estar em risco mais do que percebemos.