Edição do dia 17/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Atividades na rede municipal são oferecidas no período das férias
GERAL
Distribuição de fraldas em novo endereço
GERAL
Salário mínimo sobe para R$ 1.045
ECONOMIA - Reajuste decorre da inflação mais alta em 2019
Doces que empoderam mulheres e combatem o trabalho infantil
VARIEDADES
Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações
GERAL
Pedido de aposentadoria
GERAL - Passados seis meses de espera, segurado pode exigir agilidade na Justiça
Portas Abertas já realizou 11.064 atendimentos
SAÚDE
Saiba como retirar medicamentos na farmácia de Monte Alverne
SAÚDE
Iniciam as obras do posto de saúde sustentável
SAÚDE - Primeira unidade do Brasil começou a tomar forma na última terça-feira
Tarifa adicional de cheque especial não será cobrada
ECONOMIA
Saúde estuda redistribuição de incentivos estaduais para hospitais
SAÚDE
IPE Saúde amplia pagamentos assistenciais para 2020
SAÚDE
Vacina pentavalente já está disponível em Santa Cruz
SAÚDE
Porto Verão Alegre 2020 passa em Santa Cruz do Sul
VARIEDADES
The Wailers volta ao Rio Grande do Sul
VARIEDADES - Após quatro anos desde o último espetáculo, banda jamaicana retorna tocando os maiores sucessos
Veja onde será a próxima feira de adoção
GERAL
Principais solicitações pelo WhatsApp da Prefeitura
GERAL
Prefeitura nos Bairros
GERAL

A Educação pede Socorro

Valério Garcia - 08/09/2017

“Um país se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato..). Há muito tempo vimos o exemplo de países que sucumbiram pelas guerras, terremotos e outras catástrofes, e se refizeram. Isto se deu através de investimentos maciços na área da Educação. E não poderia ser diferente pois, quanto mais culto e intelectualizado o seu povo, mais rápido e constante será o retorno do progresso. O que verdadeiramente emancipa um povo é o seu conhecimento. Procurar a combinação entre o saber acadêmico dos jovens, mediado pelo saber popular dos mais velhos, é garantia de sucesso.
Apesar de estar na gestão educacional hoje, nunca esqueci da minha verdadeira e primitiva profissão que é o magistério. Entendo os meus colegas só pelo olhar e procuro sempre me colocar no lugar deles, antes da tomada de qualquer decisão que envolva nossa categoria. Quem trabalha comigo sabe o que estou dizendo e pode apresentar o contraditório se achar verdadeiro.
Para se chegar ao tão sonhado título de professor na educação pública, por exemplo, devemos estudar bastante: no mínimo 9 anos no Ensino Fundamental, 3 anos de Ensino Médio e 5 anos de Licenciatura; isto sem reprovar em nenhuma disciplina. Nem falo de creche e pré-escola. Após, realizar concurso público, logrando aprovação com prova escrita e de títulos. A caminhada não é fácil, com grande concorrência. Sem falar quando estudamos mais para garantir títulos de especialista em pós graduação, mestrado ou doutorado. É uma vida acadêmica para estarmos preparados ao grande desafio da educação que é levar, trocar, mediar o conhecimento aos filhos das pessoas. Colaborar, em muito, para que num futuro próximo, tenham sucesso em suas vidas, tanto na parte pessoal, quanto na profissional.
Como nos diz o saudoso Mário Quintana: “Vivemos tempos bicudos..”. Os municípios estão sofrendo cada vez mais com a diminuição dos recursos vinculados, sendo estes na maior parte, abocanhados pelo Estado e pela União. Dos impostos que pagamos, a menor parte fica com os municípios. Quem mais faz, é quem menos recebe... E os escândalos não param de surgir todos os dias, nas mais variadas faces político partidárias. Mesmo assim, tentam iludir as pessoas, colocando a culpa em apenas alguns; mas o povo está cansado de ser enganado e as pessoas estão abrindo seus olhos e ouvidos (quero acreditar nisto). 
Mas, o pior de tudo, é você trabalhar incessantemente e, no final do mês, não receber o que tem direito. Isto é indigno e revoltante para aqueles profissionais que zelam pelos nossos/seus filhos. Triste realidade que espero que seja, urgentemente, mudada.
Bom final de semana.