Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Dicas para a Feira

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 12/09/2017

Setembro chegou e com ele, aquele que é - pelo menos para mim - um dos eventos culturais mais bacanas. A Feira do Livro. E é claro que eu não podia deixar de falar um pouquinho sobre ela e os grandes protagonistas do evento, os livros. 
Dei uma circulada pela feira e procurei algumas dicas de leituras. Encontrei diversos livros que já li e que posso garantir que são bacanas, e também livros que me interessaram. Trago abaixo alguns deles, para que fiquem de dicas.

►►►►►►►►►►

Crédito: Divulgação/Companhia das Letras
 

Uma dos primeiros volumes que eu encontrei foi o “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón. Ele é o primeiro de uma série chamada “O Cemitério dos Livros Esquecidos”, mas pode ser lido como uma história independente, e é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li. Zafón tem uma narrativa leve e um enredo incrivelmente bem construído. É até difícil resumir ele aqui, mas vamos lá: o volume conta a história do jovem Daniel Sempere, filho de um livreiro, que logo no início da história é levado a um lugar misterioso, chamado de Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá ele encontra o livro A Sombra do Vento que muda sua vida. O enredo desse livro, um tanto quanto amaldiçoado, leva Daniel à diversas situações e aventuras, assim como a busca pelo autor do volume, um homem igualmente misterioso que desapareceu sem deixar muitas pistas. Bem resumidamente é isso. Um livro sobre livros. Mas há muito, muito mais por trás da história principal. Então eu indico muito. Além dele, a série possui outros quatro volumes: “O jogo do Anjo”, “O prisioneiro do céu” e “O Labirinto dos Espíritos”, lançado há algumas semanas. Se joga nessa leitura. 

►►►►►►►►►►►

Crédito: Divulgação/Bertrand Brasil 
 

Outro livro que eu encontrei foi o “Travessia” da Letícia Wierzchowski, a escritora de “A Casa das Sete Mulheres”, que deu origem à minissérie da Globo. Aliás, “Travessia” é o terceiro volume de uma série que teve início com “A Casa das Sete Mulheres” e que busca contar, de forma romanceada, a história das mulheres durante e depois das Revolução Farroupilha. Esse volume vai falar mais especificamente sobre a heroína farroupilha Anita Garibaldi e sua história com o herói Giuseppe Garibaldi. O livro foi lançado em meados de junho, e por isso, ainda não o li. Mas tendo por base os outros dois volumes da série – “Casa das Sete Mulheres” e “Um farol no pampa” -, e também outros volumes escritos pela Letícia, dá pra quase garantir que a leitura é boa. Outra coisa bacana é que a Letícia estará em Santa Cruz do Sul na noite da próxima sexta-feira, 15 de setembro, para participar da programação da Feira do Livro. Então é possível comprar o livro e depois pedir um autógrafo. É uma boa ideia né?! 

►►►►►►►►►

Esses são, porém, apenas algumas – poucas - sugestões.  O bom mesmo é que cada um tire um tempinho e vá até a feira para conferir. Garanto que há volumes para todos os gostos. Religiosos, de autoajuda, didáticos, infantis, romances, históricos, de poesia, de contos, além de umas quantas biografias. É quase impossível ir até lá e não encontrar um volume para o gosto de cada um. E se por acaso não encontrar, o que fazer? Converse com os livreiros, peça sugestões. A maioria deles é bem acessível e está disposto a ajudar. Alguns até encomendam volumes se for preciso.