Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades

Setembro Amarelo

Valério Garcia - 28/09/2017

O mês de setembro sempre é festejado pela estação mais bonita do ano, pelo menos para alguns, que é a Primavera. Nela o colorido fica evidenciado pelas flores que, com toda sua magnitude e beleza, anunciam o término do inverno e o início da estação da reprodução. As flores indicam a fertilidade das plantas, são atrativos para outros seres, representam a polinização que é a fase reprodutiva dos vegetais.
Nos animais notamos a imponência dos machos no cortejo das fêmeas, ou seja, a natureza contemplando o segmento da vida através do processo reprodutivo. Acordamos com o canto dos sabiás, com o canto de outros pássaros prenunciando o clarear do dia mais cedo, o calor do sol mais radiante e a alegria contagiante de todos os seres. Não estou dizendo que as outras estações não tenham a sua beleza, só que a Primavera é mais agitada, ou ao menos, é o que parece. 
Mas este ano o setembro foi evidenciado com uma cor: a amarela. Mas o que seria isto? A cor amarela significa atenção, cuidado. Está acontecendo uma campanha em todo o país para mais um mal que está afligindo nossos jovens: o suicídio. Parece mentira mas não é... muitos meninos e meninas estão em processos de auto destruição; e não são poucos nem raros esses casos. A depressão está se tornando a doença do século, ultrapassando outras a passo largo e causando pânico em famílias e profissionais da área da saúde. É uma doença silenciosa que muitas vezes não a percebemos e ficar atentos a certos detalhes, é imprescindível para sua descoberta. 
Jovens tem procurado a morte através de vários métodos como auto mutilação, drogas lícitas que são vendidas sem escrúpulos ou limites, drogas ilícitas que aumentam dia a dia junto com a criminalidade, ingestão de remédios em quantidade demasiada, enfim, vários são os processos destrutivos à suas vidas.
Já conversamos sobre a importância das famílias estarem perto de seus filhos pois a tecnologia está ganhando cada vez mais força e estamos perdendo para ela. As crianças passam mais tempo com seus celulares e computadores do que junto de seus pais e amigos. Não constroem mais seus brinquedos, tudo já vem pronto e o ócio está levando os jovens a não terem mais vontade de nada. Acabam perdendo o interesse pela própria vida; o amor está perdendo para a máquina. As famílias estão perdendo seus filhos para as invenções tecnológicas. Acordemos para isto!!
Que o Setembro seja o mês da esperança nos próximos anos e que possamos trocar o amarelo, pelo verde!
Bom final de semana.