Edição do dia 20/10/2017

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empregar RS acontece no próximo dia 27
GERAL
Unisc TV passa a exibir programação pela internet
GERAL
Educar-se realiza Noite Cultural
VARIEDADES
Abre edital para cadastramento de peritos médicos
GERAL
Serviço de odontologia no município completa 30 anos
GERAL - Em comemoração, programação especial será realizada na próxima quarta-feira
Souza Cruz abre processos de seleção para 30 vagas de estágio
GERAL - Candidatos devem ter previsão de formatura entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021
Agentes da vigilância visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
GERAL - As larvas coletadas no Levantamento de Índice Rápido (Lira) serão analisadas no laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Heitor Petry assume a vice-presidência do Fórum dos Coredes RS
GERAL
Unisc figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar
GERAL - Essa é a 10ª vez consecutiva que a universidade aparece na lista divulgada pela revista Você S/A e pela Fundação Instituto de Administração (FIA)
Agentes visitarão residências para avaliar focos de Aedes Aegypti
SAÚDE - Todos os 38 bairros da cidade serão avaliados simultaneamente
FC SANTA CRUZ: Jantar em apoio à base é neste sábado
ESPORTES - Festa ocorre no mesmo dia em que equipe Juvenil decide vaga nas quartas do Gauchão
SRFis Unisc e Acadef fazem entrega de órteses e próteses
GERAL - Encontro ocorreu nas dependências da Unisc a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de vários municípios
Hospital Santa Cruz participa de encontro da Rede Cegonha
GERAL
Unimed VTRP é uma das melhores empresas para trabalhar
GERAL - Levantamento do ranking da Revista Você S/A foi divulgado na noite dessa terça-feira
Lifasc: Copa MD Pneus tem oito partidas pelas quartas-de-final
ESPORTES - Bola rola em uma fase decisiva da Copa Valdino Brutscher
Dois jogos abrem as quartas do Regional neste sábado
ESPORTES - Campeonato dá início a sua fase quente e decisiva
Evento mundial sobre tabaco acontece na próxima semana
GERAL - Delegações de 22 países participam em Santa Cruz do Sul do evento que não é aberto à comunidade
Daniel Zimpel é campeão estadual do Circuito Sesc
ESPORTES - Atleta da AMO/Unimed VTRP conquistou título da temporada

ÁGUA: Quanto Custa?

Valério Garcia - 06/10/2017

 

A vida no planeta Terra, começou na água. Segundo várias teorias sobre a origem da vida no planeta, as primeiras células, micro-organismos e seres vivos, vieram da água. Foram nos sistemas marinhos ou dulcícolas que iniciou-se a vida. Se olharmos uma foto, tirada pelos satélites que circundam nosso planeta, veremos que a nossa Terra é infinitamente composta por uma grande maioria de água. O corpo da maioria dos seres bióticos é composto de 70% de água e, em muitos casos, essa porcentagem é ainda maior. 
O que tem assustado nossos cientistas é que essa quantidade de água disponível para o consumo humano, está diminuindo cada vez mais. De toda quantidade de água que existe no planeta, a grande maioria é marinha (cerca de 97%), portanto, imprópria para o consumo. Em torno de 2% está solidificada nas calotas polares, especialmente nos círculos polares. Sobram apenas 1% (se já não diminuiu), prezados amigos, para o nosso consumo. E a contaminação de nossos lençóis freáticos? E a poluição de nossos arroios e rios? Tem um ditado antigo que nos ensina: “o pior cego é aquele que não quer ver.”
Por outro lado, em nosso Estado, tem ocorrido muitas enchentes, com prejuízos incalculáveis para as cidades e seus munícipes. Essa quantidade toda de água que serviria para melhorar nossa qualidade de vida, ao contrário, está destruindo vidas. Como entender isso? A resposta está nas ações antrópicas que dia a dia desenvolvemos em nossas comunidades. Pensamos sempre no progresso e nas vantagens que poderemos lograr com ele. Vários crimes ambientais estão se propagando, bem perto do nosso nariz, e não fazemos nada para contê-los. Aumentamos o desmatamento, especialmente na mata ciliar de nossos rios, propagamos queimadas, não destinamos corretamente o lixo de nossas residências enfim, somos “desnaturados” com a natureza. A água que poderia ser melhor aproveitada, acaba não tendo para onde ir, pois os rios estão assoreados, os bueiros e bocas de lobo estão entupidos e o dito progresso tirou até o nosso sonho de voltar a tomar um banho na sanga. Esquecemos que nossa primeira morada foi dentro d’água, no corpo de nossa mãe. Até isso não notamos, não damos a devida importância! A água que consumimos em nossa casa é responsabilidade nossa! Temos uma grande obrigação cidadã para que ela não venha sumir, num futuro breve. Investimentos são necessários para sua manutenção e conservação; sem eles a seca só aumentará. Nossos gestores municipais correm contra o tempo.
Como sempre acreditarei na Educação, tenho fé e convicção que, através dela, nossos pequenos ajudarão na solução desse problema. Melhorar o pensamento de uma criança é bem mais fácil que tentar, o mesmo procedimento, porém com adultos. E que essa solução não tarde. E ela não é simples não; para os seres vivos do planeta Terra, a água é uma questão de sobrevivência. 
Bom final de semana!