Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos
Rodada aborda a Lei de Proteção de Dados
GERAL

O próximo tiroteio

Um Passo a Mais - João Pedro Schmidt - 06/10/2017

 

Não sabemos ainda onde, quando, quem vai disparar e quantas vítimas haverá. Saberemos em breve. Os tiroteios nos Estados Unidos acontecem periodicamente, todos os anos. Entre 2009 e 2016, ocorreram 156 grandes tiroteios (aqueles em que morrem pelo menos quatro pessoas), com 848 vítimas, uma média de 121 por ano. O recente tiroteio do dia 1º de outubro, em Las Vegas, foi o mais letal da história, com 58 mortos e 515 feridos. Um massacre. A realidade novamente competiu com a ficção. O atirador disparou friamente contra a multidão presente a um show musical.
O atirador não era muçulmano, negro, mexicano ou de algum outro segmento inconfiável segundo certa “gente de bem”. Era um homem branco, de 64 anos, aposentado. As investigações revelam que Stephen Paddock levava uma vida “normal” a um homem branco do estado de Nevada. Frequentava cassinos para jogar pôquer, curtia shows de música country e adorava voar e caçar. Não havia nada de estranho nele, afirmou um familiar. Stephen Paddock era cidadão de um país em que se compra armas com tremenda facilidade. É fácil adquiri-las nas mais de 50 mil lojas espalhadas pelo país, além de lojas de penhores, feiras de exibição, colecionadores e até mesmo pela Internet. Numa população de 323 milhões de pessoas estima-se haver cerca de 310 milhões de armas não militares entre a população, concentrada em 40% dos cidadãos. Ou seja, os cidadãos armados têm em média 2 a 3 armas. Paddock tinha 42. 
Nos Estados Unidos, o perigo de morte mora em casa. Ataques terroristas são raros, tiroteios são rotineiros. A cultura das armas está enraizada na população. O direito ao porte de arma foi considerado pela Suprema Corte como direito individual. Defender esse direito é o objetivo central da Associação Nacional de Rifles da América, uma influente organização sem fins lucrativos. E, claro, das indústrias de armas. O próximo tiroteio pode ser em breve. Uma reflexão dirigida aos simpatizantes do deputado Jair Bolsonaro, que quer no Brasil "uma arma de fogo para cada cidadão honesto".