Final de semana para conferir de perto o nosso time de basquete. O Tricolor do bom técnico Athos Calderaro, encara as finais aqui em Santa Cruz. Trata-se de um novo projeto para este esporte, que um dia nos deu grandes alegrias. Sabemos que dificilmente teremos de volta aquele esplendor de basquete, mas cabe a nós enaltecer a nossa realidade. E ela não é de altíssima qualidade, na verdade são apostas em pessoas da nossa comunidade. Para tanto, deveremos torcer e ver aquilo que está em nossa frente, não buscar glórias do passado.
Rogério Klafke, Paulo Ferreira e Athos Calderaro Crédito: Julio Mello
Jogou para passar
Mais uma vez, o Grêmio mostrou que tem treinador de verdade. Renato sabe bem o que fazer em determinados momentos do jogo e faz com sabedoria. Ele já esteve dentro das quatro linhas e, por isso, tem uma boa leitura de jogo. A ideia de subir a marcação contra o Lanús, no segundo jogo da final, foi dele e resultou no título da Libertadores. No jogo contra o Pachuca, viu que precisa de um jogador mais leve e com extrema velocidade. Já que Fernandinho e Lucas Barrios não davam o resultado esperado. Ele colocou o jovem Everton, que fez o gol da vitória. O que levou o Grêmio para a final do Mundial. Para ser campeão mundial, o Grêmio tem que jogar bem mais do que jogou contra o Pachuca.
Amistoso de verdade
O jogo contra o Novo Hamburgo neste sábado, no Vale do Sinos, será um daqueles jogos quentes em que ninguém vai querer perder. Na verdade é um encontro de gigantes. De um lado, estará Beto Campos e, do outro, Fabiano Daitx, dois grandes técnicos do nosso futebol gaúcho. E, por incrível que pareça, os dois possuem uma comissão técnica bastante unida e labutadora. Do lado de lá, tem o Rafael na preparação física e o seu fiel escudeiro Darley Costa, um cara do bem. No Periquito tem o Lincoln Bender na preparação física, que dispensa apresentações e, como diz o Fabiano, ele não é apenas preparador físico, é bem mais que isso. Tem ainda o Titi, que jogou muito dentro de campo e o preparador de goleiros, Cezar Raro, que entra na mesma linha do Bender. Portanto, teremos um jogão de bola. Na tarde de quarta-feira, a direção apresentou de forma oficial a contratação do zagueiro Claudinho, que estava no São José de Porto Alegre.
Família do futebol
O vereador Ari Thessing, PT, fez uma bela homenagem à família do Valdino Brutscher, que foi um dos grandes jogadores do nosso futebol amador. Inclusive, eles foram homenageados este ano pela direção da Lifasc, onde o campeonato levou o nome deles. Na reunião da última segunda-feira, além do Valdino estava o seu filho, o Charles e vários outros membros da família. Thessing falou da bonita sede do União de Quarta Linha Nova, onde a família praticamente jogou a vida toda. Realmente, eles merecem esta homenagem.
Família Brutscher na Câmara de Vereadores Crédito: Julio Mello
Esporte campeão da Apae
Fiquei muito feliz com a conquista da Apae de Santa Cruz. A meninada ficou campeã ao disputar um torneio que envolveu mais de 205 sedes de Associações do nosso estado. Mais feliz ainda por conhecer o Rian, um dos nossos alunos do Projeto de Futuro e morador do Bairro Faxinal Menino Deus. Parabéns, Rian, pela conquista.
Gustavinho acerta com o Itumbiara
Após passagem pela Suíça, no Zofingen, e também pelo Linha João Alves, o meia Gustavinho retornou ao Brasil e já tem um novo clube para a temporada de 2018. Na segunda-feira, o atleta com passagem por Brasil de Pelotas, Ypiranga e São Paulo acertou com o Itumbiara de Goiás. A estreia no Campeonato Estadual será dia 17 de janeiro, contra o Atlético Goianiense, recém rebaixado para a Série B do Brasileirão.
Não tem Municipal
O Campeonato Municipal de Futebol vai dar uma parada até o começo de janeiro. A coordenação vai definir um caso de um jogador que teria jogador de forma irregular. Portanto, mais alguns dias de folga.