Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae RS e acontecerá de 30/09 a 05/10
Sem meio-campo, Inter agora soma 9 vices nacionais
ESPORTES - Time gaúcho perdeu a Copa do Brasil dentro de casa para o Athletico/PR, campeão inédito do torneio
9ª edição do Open Extreme Brasil enaltece a história das danças urbanas
VARIEDADES - Grandes nomes das danças urbanas do Brasil ministram aulas neste fim de semana
Saúde reforça para o cuidado contra sífilis
SAÚDE
Gravidez na adolescência: número de casos diminui, mas ainda preocupa
GERAL
Semana Municipal de Educação no Trânsito é aprovada pela Câmara
GERAL - Iniciativa é do vereador Alberto Heck (PT) que destaca a destinação de recursos para a realização de uma semana de conscientização por um trânsito mais seguro
Projeto de alunas do Senac Santa Cruz do Sul ajuda na diminuição do uso de sacolas plásticas
GERAL
Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria

Afinal de contas, quem é o Zezinho?

Focando no Esporte - Júlio Mello - 27/12/2017

Na edição de hoje, vamos falar de uma pessoa altamente ligada ao nosso esporte local. Uma justa homenagem ao seu Darcilo Gressler, que vai completar 80 anos em 2018. O leitor vai ficar sabendo um pouco da sua história voltada ao futebol da nossa região e ainda vai descobrir por que o apelido de Zezinho.

Darcilo Gressler, 79 anos, nasceu em Santa Cruz e mora até hoje em Rio Pardinho, com a esposa Ereci Oldete Oldenburg e tem dois filhos, Márcia e Marcos Gressler. Sua relação com o esporte começou quando ele estudava no Colégio Mauá, lá no ano de 1952. Proibido de jogar futebol, ele treinava escondido: “O meu nome não podia aparecer de maneira alguma. Eu fazia muitos gols naquele tempo e aí me convidaram para jogar. Como não podia aparecer o meu nome, eles me chamavam de Zezinho”.

Em 1957, disputou o primeiro campeonato estadual de futsal pelo Corinthians, que acabou sendo campeão. Ou seja, o futsal teve seu início em Santa Cruz com o Tricolor.

Zezinho começou a jogar futsal pelo CorinthiansZezinho começou a jogar futsal pelo Corinthians Crédito: Julio Mello

Sempre goleador

Em seu grande repertório de documentos de quando jogou futebol, Zezinho tem guardado várias reportagens (algumas feitas por ele) dos jogos em que ele fazia muitos gols. Ele foi apontado como o ‘canhão do interior’. Jogou também pelo Avenida e pelo Futebol Clube Santa Cruz. Jogou no Avenida a convite de um amigo: “Mas foi só um ano. Joguei dois anos no Santa Cruz”. Onde conheceu e jogou ao lado do Luís Carlos Marques, o famoso Palito. Depois foram campeões juntos no Rio Pardinho: “O Palito também jogou muito futebol”.

Palito ergue a taça de campeãoPalito ergue a taça de campeão Crédito: Reprodução/RJ

Campeão com 16 anos de idade

Em seu primeiro campeonato de futebol amador, Zezinho colocou a sua primeira faixa no peito. A partida histórica foi entre Grêmio Esportivo Sinimbu x Daer, realizada no Estádio dos Eucaliptos, em 1955. O Sinimbu, sua equipe, venceu por 3x1: “Não fiz nenhum gol neste jogo”, contou ele, dando risada.

Santa Cruz ou Avenida?

Darcilo Gressler jogou nas duas maiores equipes da nossa cidade. Em 1959, atuou pelo Periquito, a convite de um amigo e morador próximo de sua casa: “Joguei no Avenida devido ao convite do presidente Kappel. Depois em 1961 e 1962, atuei pelo Santa Cruz”. Contudo, sua maior paixão é o Rio Pardinho: “Aqui eu fui jogador, secretário, presidente. Fui de tudo aqui no nosso time”. Zezinho continua morando a poucos metros do campo.

Ele era o dono da bolaEle era o dono da bola Crédito: Reprodução/RJ

Jogou por 30 anos

O ‘canhão do interior’ fala com muita satisfação que, em 30 anos de futebol, nunca teve uma lesão significativa. Segundo ele, a preparação física mudou muito com o decorrer dos anos, e a alimentação também é um fator para ser levado em conta: “Em 30 anos de futebol, nunca tive uma lesão. Já falei para muita gente que a alimentação é muito importante para os atletas”. Para ele, o torresmo sempre foi o seu alimento principal para não ter lesão.

Muito mais histórias ainda para contar

Na verdade, falar deste senhor, uma enciclopédia do nosso esporte amador, é voltar no tempo e relembrar fatos do nosso amador e profissional que poucos sabem. Darcilo Gressler, o Zezinho, tem um museu completo de tudo o que se passou em nossa cidade em termos de futebol. Uma justa homenagem a este senhor, que vai completar 80 anos no dia 18 de agosto de 2018. Para este jornalista, é uma honra poder escrever sobre esta pessoa ilustre do nosso esporte. Podemos dizer que ele viveu e ainda vive uma história muito linda no meio esportivo. Portanto, parabéns ao senhor Darcilo Gressler. Um abraço e muita saúde.

Zezinho tem museu completo sobre o futebol da cidadeZezinho tem museu completo sobre o futebol da cidade Crédito: Julio Mello

Jornal registra os 50 anos do Esporte Clube Rio PardinhoJornal registra os 50 anos do Esporte Clube Rio Pardinho Crédito: Reprodução/RJ