Edição do dia 20/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Um dia de diversão
GERAL - O Riovale Jornal em parceria com o Acqua Lokos sorteou ingressos para o parque aquático, confira os ganhadores:
Sambista Jorjão morre em Santa Cruz
GERAL - Jorge foi um apaixonado pelo carnaval da cidade e faleceu em decorrência de um mau súbito, na última terça-feira, 18
Brigada Militar garante segurança no 2º Bailinho da Borges
POLÍCIA
Dada a largada para a pintura do Palacinho
GERAL
Assembleias de Núcleo mostram a importância do cooperativismo para as comunidades
ESPORTES
Direção do Avenida muda horário do amistoso contra o Passo Fundo
ESPORTES - A partida marcada para sábado será realizada às 15 horas
Governo do Estado propõe reajuste do piso regional
ECONOMIA
Comitê elabora Plano de Contingência de combate à dengue
SAÚDE
Unisc abre inscrições para o Uniama
GERAL
Assemp abre edital para pontos de alimentação na 36ª Oktoberfest
GERAL
Consultório de Rua realizou 349 abordagens em oito meses
SAÚDE
Chimarródromos oferecem água quente e gelada
GERAL
Serviços da Prefeitura serão alterados no Carnaval
GERAL
Rapidinho não terá operação no feriado de Carnaval
GERAL
Os paradoxos nos protestos de 2013/2014
EDITORIAL
No Dia Mundial da Religião, precisamos educar para a paz
OPINIÃO
Projeto esquecer livros
OPINIÃO
Sábado
OPINIÃO

Leituras para as férias

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 03/01/2018

Seguindo a temática da última coluna, quando dei uma dica de leitura para as férias, e aproveitando a chegada de mais um começo de ano, de mais um janeiro, gostaria de trazer nessa edição mais alguns volumes que podem ser muito bem aproveitados por quem vai tirar uns dias de folga. É claro que toda leitura depende muito do gosto de cada um. Há quem goste de coisas mais sérias, científicas, baseados na realidade e há quem goste de ficção, fantasia, romances “água com açúcar”. Por isso, a tarefa de sugerir livros e autores nunca é muito fácil. Mas separei alguns que considero bons e que podem agradar os mais variados gostos. 

Vou começar pelos autores locais. Acho que o pessoal de Santa Cruz do Sul é riquíssimo em leituras bacanas para as férias. Uma sugestão que sempre dou é o “Agora já contei” da Angelita Borges. Recheado de microcontos, ele pode ser saboreado aos poucos. Nesse mesmo estilo há também o “A felicidade de estar vivo” do Romar Beling, que traz poesias encantadoras pelo domínio do idioma que tem o poeta e pela simplicidade de significados dos versos. 

Fora de Santa Cruz também há centenas de boas histórias a serem lidas. Eu considero perfeito para as férias, por exemplo, é “O velho e o mar” de Ernest Hemingway. É um livro de 1952, curtinho, mas cheio de belezas, que vai fundo nas reflexões. Eu também sugeriria qualquer um dos livros do Carlos Ruiz Zafón - um escritor espanhol que ganhou um espaço no meu coração e na minha estante há uns três anos - mas acho que a melhor das histórias dele para as férias é a trilogia Névoa, composta pelos volumes “O príncipe da Névoa”, “O palácio da meia-noite” e “As luzes de setembro”. 

Há outros clássicos vários que podem ser incluídos nessa lista. E há lançamentos bacanas nas livrarias de Santa Cruz. Há escritores da cidade, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Há leituras de variados tamanhos e intensidades para todos os gostos. Quem puder tirar um tempo maior de recesso, como é o caso dos estudantes, também pode acrescentar na lista algumas séries. O importante mesmo, é fazer alguma leitura. 

Certo então?! Bom, se tu tens alguma dica além das que eu dei e quer compartilhar comigo e com outras pessoas, manda pra mim que eu publico aqui na coluna. No mais, boas leituras.