Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

O impacto da inteligência artificial na educação

Osvino Toillier - 16/02/2018

As informações que nos vem dos futurólogos são alucinantes e apavorantes pelas implicações que vão representar tanto na vida produtiva quanto no campo dos empregos. Profissões que vão desparecer e novas que irão surgir começam a trazer inquietações para as escolas sobre o que efetivamente ensinar. Ou talvez melhor: o que os alunos deverão aprender.
É oportuno lembrar este cenário num momento quando as escolas começam a reunir os professores para planejamento do ano letivo e realizam habituais seminários pedagógicos quando todos deveriam debruçar-se sobre esta temática: qual o papel da escola diante do impacto da inteligência artificial? Acho que o grande desafio é cuidar para não preparar os alunos para um mundo que não existe mais.
 As mudanças que vem aí são tão alucinantes, que não conseguimos sequer imaginar as consequências nos diferentes campos da atividade humana. Quem imaginaria que a Kodak perderia completamente o mercado de filmes e papel para imprimir fotos e iria à falência? Da mesma forma, as fitas de filmadoras seriam substituídas por chips de memória, exigindo conversão de antigas produções para podermos assistir aos conteúdos gravados há pouco, sob pena de perdermos memórias afetivas e de valor sentimental.
A escola e o professor estão diante do enorme desafio de se reinventar sem perder a essência. Não se trata de converter a escola num espaço tecnológico, com instalação apenas de tecnologia de última geração, mas com certeza mudar a cabeça das pessoas, sob como agir diante disso. E como fazer isto? Eu penso que é necessário ler muito, pesquisar sobre novos ambientes, visitar escolas inovadoras, abrir espaços para discussão sobre novos cenários, admitir mudanças, sem deletar todas experiências acumuladas.