Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades

Festival de Pesca

Valério Garcia - 02/03/2018

Você deve estar perguntando: O que uma pescaria tem a ver com Educação? Muitas coisas... Principalmente se for na modalidade esportiva.
Cachoeira do Sul sedia neste final de semana mais uma edição do Torneio de Pesca Esportiva, promovido pelo Clube de Pesca e Tiro, Sociedade Jacuí de Preservação Ambiental, Prefeitura Municipal e colaboradores (Jornal do Povo, Hotel Jacuí, SOS Balanças, Ponto RS, ULBRA, entre outros) com a coordenação do professor Cristiano Garcia. Contará com a ilustre presença do renomado pescador Ruy Varella e Paulo Oliveira, homens precursores da pesca esportiva no Rio Grande do Sul e Brasil inteiro. Ministrarão cursos sobre fotografias, técnicas de pescarias e vários assuntos referente à pesca, tudo totalmente gratuito.
É um evento que reúne os amantes da arte da pesca, tudo dentro da magnitude do nosso querido rio Jacuí. Querido é um pequeno adjetivo dada a importância que ele tem para a cidade de Cachoeira do Sul; ela existe, principalmente por causa deste rio. Toda a região está convidada até porque, o "Jacuí veio” abençoa muitas cidades da região. 
O que me chama muito a atenção para o torneio é a regra número um da Pesca Esportiva: os exemplares devem ser trazidos vivos para a Comissão Julgadora para pesagem, medição e após, devem ser soltos pelos pescadores para continuarem sua missão de vida dentro do seu Ecossistema. Todo ser vivo tem funções no meio em que vive, seu Nicho Ecológico, e outras espécies dependem dele para sobreviverem. Isto é um pouco da Ecologia: estudo da nossa casa. Sim, nossa casa! O homem tem que aprender que ele é parte e não proprietário do meio em que vive ou sobrevive. Infelizmente muitos pensam o contrário e é por isso, que a espécie humana está em processo destrutivo. Nossa saúde está cada vez mais agonizante. Estamos sujando nossa casa, ao invés de estar limpando, cuidado, zelando. 
Outra aula que o Torneio irá proporcionar é de estarmos em contato com a natureza, valorizando nosso Rio e suas belezas. O aspecto de cooperação e conscientização dos participantes poderá e deverá ajudar em muito na conscientização daqueles que teimam em agredir, aquele que lhes serve de sustento. Ecologia e cidadania sempre irão estar de mãos dadas!
Parabéns aos organizadores e colaboradores, e que este exemplo de respeito ao Rio Jacuí seja multiplicado aos quatro cantos do planeta, para que nossos filhos e netos possam, também, um dia poder pescar.
Bom final de semana.