Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

História e segredos

As Sete Chaves do Código Galileu Galilei - A. Z. Adonai

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 06/03/2018

Que Santa Cruz do Sul tem uma gama de bons escritores, não é novidade pra ninguém. Mas a variedade do que eles escrevem só é percebida quando paramos pra refletir sobre o que já foi publicado por autores daqui. Há poesias, quadrinhos, contos, crônicas e romances, e dentro dessa última categoria, temos histórias de amor, baseadas na realidade ou não, livros que retratam a vida por aqui ou que foram trabalhados em cima disso, e há também histórias inteligentes segredos a serem desvendados. Não precisamos de “O Código da Vinci” quando temos “As Sete Chaves do Código Galileu Galilei”.

Crédito: Luana Ciecelski

Escrito por A. Z. Adonai - pseudônimo utilizado pelo autor Odilon Blank – o livro relata a busca de um homem por um segredo deixado pelo físico e astrônomo, Galileu Galilei. Em 1633, Galileu foi preso e julgado pela Igreja Católica por declarar que a Terra é que girava em torno do Sol, e não o contrário. Para não ser condenado à morte, ele concordou em negar suas afirmações e foi então condenado à prisão domiciliar. O enredo do livro trabalha com a ideia de que ele teria voltado atrás em suas afirmações, apenas para poder viver e deixar para as gerações futuras a verdade. Sobre a Terra e o Sol, mas também espiritual e religiosa, uma mensagem de paz e de amor. 

Mas condenado e observado, Galileu não poderia fazer isso abertamente. Dessa forma, na história do livro ele foi o criador de uma ordem secreta denominada “Esclarecidos”. Essa ordem sobreviveu até os dias de hoje, mas ainda hoje não conseguiu desvendar todos códigos deixados. E é aí que entra nosso personagem principal, que leva o nome do pseudônimo – Adonai. 

O texto trabalha fortemente com fatos histórico e religiosos, abordando principalmente o radicalismo, o que isso já causou à humanidade – como a morte de diversos homens da ciência, tal qual Giordano Bruno, por exemplo - e o que ainda pode causar. Mas no meio disso tudo, também traz elementos de ficção que tornam o enredo interessante, como por exemplo, uma aventura na Europa na busca pelas pistas deixadas por Galileu, encontros da Ordem dos Esclarecidos e, claro, textos deixados pelo “mestre” Galilei. 

Como a história é narrada pelo próprio pseudônimo e como em algumas ocasiões ele fala diretamente ao leitor, fica a sensação de ainda mais veracidade na história e quem começa a ler dificilmente tem vontade de parar. Por outro lado, porém, preciso avisar: o texto traz detalhes bastante fortes a respeito da história religiosa, especialmente da Igreja Católica, ele desconstrói diversos mitos e crenças, e fala abertamente sobre situações construídas ao longo da história para manter o poder ou aumentar a riqueza. 

Por tudo isso, eu indico a leitura. Acho que ela chama as pessoas para a reflexão, abre os olhos para diversos acontecimentos, nos ensina a ser mais questionadores e também a ver como a vida mudou nos últimos séculos. As Sete Chaves do Código Galileu Galilei foi lançado em 2006 pela editora Bodigaya.