Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

CTG Lanceiros evidencia os direitos da Mulher
VARIEDADES
Inicia mais um Enart
GERAL - A 34ª edição do evento reúne em Santa Cruz do Sul os apaixonados pela cultura gaúcha
ACI: Gabriel Borba é aclamado presidente
GERAL - Ele estará à frente da entidade junto com o vice, César Cechinato, para o biênio 2020-2021
Copa Lisaruth 20 anos tem segunda rodada
ESPORTES
Cestinha Sesi/Unisc disputa o 2º turno das semifinais
ESPORTES
O Avenida ainda não confirmou a sua participação na Divisão de Acesso
ESPORTES
Dia de confirmar classificação
ESPORTES
Regional 2019: Fim de semana tem clássico em Vale do Sol
ESPORTES
Solled Energia ganha o principal prêmio brasileiro do setor
EMPRESARIAL
Secult abre novo prazo para cadastro de entes culturais
VARIEDADES
Marista São Luís é destaque e traz prêmios a Santa Cruz Do Sul
ESPORTES - Somente no Maristão, realizado em Porto Alegre, Colégio conquistou sete premiações
Excelsior: Casa do Cliente foi inaugurada
EMPRESARIAL
Por mês, operação do Rapidinho gera 94 mil advertências
GERAL - Valores ficam pendentes no sistema e precisam ser regularizados pelos usuários
Disputa das finais inicia neste sábado
ESPORTES - Campeões serão conhecidos após jogos de ida e volta nas categorias veterano, feminino e livre
Saúde recebe R$ 150 mil da Câmara
SAÚDE
Mostra do Cerest tem trabalho desenvolvido em Novo Cabrais
GERAL
Palestra debate o Direito sucessório do cônjuge e da união estável
GERAL
Persuasão interna é o caminho para a alta performance
GERAL

Elas, as autoras

Mulheres da literatura local

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 20/03/2018

Mês de março é o mês das mulheres. Por isso, achei que nada seria mais justo do que fazer uma pausa nas resenhas pra destacar aqui alguns dos nomes da literatura local. São mulheres que nasceram aqui, viveram aqui, ou escolheram essa cidade pra chamar de sua e aqui desenvolvem trabalhos. Conheça:

- Lya Luft: uma das mais importantes escritoras do país. É autora de mais de 25 volumes, entre eles As Parceiras, já resenhado nessa coluna, O Tempo é um Rio que Corre e O Quarto Fechado. Também trabalha como tradutora. Hoje vive em Porto Alegre. 

- Valesca de Assis: outra reconhecidíssima autora nascida aqui. Foi a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017. Estreou em 1990, com A Valsa da Medusa, volume já resenhado aqui. É autora de outros volumes como A colheita dos dias e Harmonia das Esferas.

- Moina Firon Rech: Escreveu Uma janela para o passado - já resenhado nessa coluna também -, onde mostra uma Santa Cruz de outros tempo. Também escreveu Uma aventura na Amazônia e Diários Peregrinos. É uma das escritoras da Academia Santa-Cruzense de Letras. 

- Angelita Borges: uma das mais jovens escritoras da cidade. Lançou o romance Stella Devonne aos 20 anos e também é conhecida por seus contos, que lhe renderam a publicação do volume Agora já contei.

- Valquíria Ayres Garcia: é natural de Cachoeira do Sul, mas desde o ano de 2000 vive e atua por aqui. É uma artista múltipla: escritora, contadora de histórias e artista plástica. Seus livros são voltados para o público infantil, com títulos como O Sapo Sapofe e Vaca Amarela. 

- Lissi Bender: professora da Unisc, tem como missão de vida a manutenção e a divulgação da cultura e da língua germânica e sua produção literária está ligada a isso. Forno e Fogão para dias festivos e Spurensuche – Rastros da presença germânica em Santa Cruz do Sul são exemplos de obras suas. 

- Marli Silveira: natural de Vera Cruz, divide seus dias entre a escrita de poesias e a promoção da cultura em Santa Cruz e em Vera Cruz. Também mantém um bonito trabalho junto das detentas do Presídio Regional. Algumas de suas obras são Desassossegados, Poéticos, Transversos, Dupla Poesia. 

- Léla Mayer: professora da Unisc, Valéria Neves Mayer se define como “meio contadora de histórias, meio neurocientista, meio professora, meio fisioterapeuta, meio pesquisadora, meio escritora”. Entre seus livros, estão Não Grita Tião, A saia da Carolina e Gosto de Infância.

- Eduarda Bringmann: outra jovem escritora da cidade, ela é autora dos volumes O Portal de Hades e Contos Enigmáticos. É a representante santa-cruzense nos gêneros de terror, suspense e mistério. 

Sei que há outras várias escritoras e poetas, e que todas têm um importante papel na literatura e na cultura da cidade. Peço perdão, inclusive, por ter deixado algumas de fora. Mas a seleção foi necessária e optei por falar daquelas que conheço melhor e posso indicar o trabalho.