Edição do dia 16/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Prefeitura decreta ponto facultativo dia 26
GERAL
Isnar Amaral estará no Espaço de Vie
GERAL
De olho no futuro do comércio
ECONOMIA
Comerciantes veem futuro positivo
ECONOMIA - Reformas propostas pelo governo Bolsonaro lançam esperança na economia local
Liquidações prometem aquecer as vendas
ECONOMIA
Restaurante da Gruta dos Índios: Novas instalações inauguram nesta quinta-feira
GERAL - Com espaço ampliado, estabelecimento vai preservar a cultura alemã oferecendo alimentos, bebidas típicas e artigos em um só local e fora de época
Cisvale poderá facilitar a abertura de novas agroindústrias
ECONOMIA - Entraves burocráticos que têm tornado demorada a liberação de alvarás poderão acabar
Evento de moda e beleza prepara noite de gala
VARIEDADES
HSC sedia curso do Coren sobre código de ética
SAÚDE
Vamos ajudar a Duda!
VARIEDADES
Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade
EDUCAÇÃO
Gesc embarcou no último domingo para os EUA
GERAL - Participantes saíram rumo ao Jamboree Mundial que reunirá aproximadamente 45 mil pessoas
Premiados no município serão conhecidos na próxima quinta-feira
EMPRESARIAL
Assembleia vai eleger o novo presidente
GERAL - Concessão da RSC-287 estará em pauta durante a reunião
Bom companheirismo - Permanente Bandeira
OPINIÃO
Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre
OPINIÃO
Sobre a Reforma da Previdência
OPINIÃO
Etapa de Santa Cruz: Piloto argentino retorna à Stock Car
ESPORTES

Elas, as autoras

Mulheres da literatura local

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 20/03/2018

Mês de março é o mês das mulheres. Por isso, achei que nada seria mais justo do que fazer uma pausa nas resenhas pra destacar aqui alguns dos nomes da literatura local. São mulheres que nasceram aqui, viveram aqui, ou escolheram essa cidade pra chamar de sua e aqui desenvolvem trabalhos. Conheça:

- Lya Luft: uma das mais importantes escritoras do país. É autora de mais de 25 volumes, entre eles As Parceiras, já resenhado nessa coluna, O Tempo é um Rio que Corre e O Quarto Fechado. Também trabalha como tradutora. Hoje vive em Porto Alegre. 

- Valesca de Assis: outra reconhecidíssima autora nascida aqui. Foi a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017. Estreou em 1990, com A Valsa da Medusa, volume já resenhado aqui. É autora de outros volumes como A colheita dos dias e Harmonia das Esferas.

- Moina Firon Rech: Escreveu Uma janela para o passado - já resenhado nessa coluna também -, onde mostra uma Santa Cruz de outros tempo. Também escreveu Uma aventura na Amazônia e Diários Peregrinos. É uma das escritoras da Academia Santa-Cruzense de Letras. 

- Angelita Borges: uma das mais jovens escritoras da cidade. Lançou o romance Stella Devonne aos 20 anos e também é conhecida por seus contos, que lhe renderam a publicação do volume Agora já contei.

- Valquíria Ayres Garcia: é natural de Cachoeira do Sul, mas desde o ano de 2000 vive e atua por aqui. É uma artista múltipla: escritora, contadora de histórias e artista plástica. Seus livros são voltados para o público infantil, com títulos como O Sapo Sapofe e Vaca Amarela. 

- Lissi Bender: professora da Unisc, tem como missão de vida a manutenção e a divulgação da cultura e da língua germânica e sua produção literária está ligada a isso. Forno e Fogão para dias festivos e Spurensuche – Rastros da presença germânica em Santa Cruz do Sul são exemplos de obras suas. 

- Marli Silveira: natural de Vera Cruz, divide seus dias entre a escrita de poesias e a promoção da cultura em Santa Cruz e em Vera Cruz. Também mantém um bonito trabalho junto das detentas do Presídio Regional. Algumas de suas obras são Desassossegados, Poéticos, Transversos, Dupla Poesia. 

- Léla Mayer: professora da Unisc, Valéria Neves Mayer se define como “meio contadora de histórias, meio neurocientista, meio professora, meio fisioterapeuta, meio pesquisadora, meio escritora”. Entre seus livros, estão Não Grita Tião, A saia da Carolina e Gosto de Infância.

- Eduarda Bringmann: outra jovem escritora da cidade, ela é autora dos volumes O Portal de Hades e Contos Enigmáticos. É a representante santa-cruzense nos gêneros de terror, suspense e mistério. 

Sei que há outras várias escritoras e poetas, e que todas têm um importante papel na literatura e na cultura da cidade. Peço perdão, inclusive, por ter deixado algumas de fora. Mas a seleção foi necessária e optei por falar daquelas que conheço melhor e posso indicar o trabalho.