Edição do dia 15/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Inscrições para processo seletivo encerram na quarta
GERAL
Sicredi Vale do Rio Pardo investirá em usina fotovoltaica própria
EMPRESARIAL
Educadores e estudantes debatem sobre ensino
EDUCAÇÃO
Unisc recebe prêmio Conciliar é Legal
GERAL
Valentine's Day celebra o amor
GERAL
Seminário marca o início do ano letivo no Colégio Mauá
EDUCAÇÃO
Regional de secretários de educação tem nova coordenação
EDUCAÇÃO
Solled recebe mais uma premiação
EMPRESARIAL
Stifa e Souza Cruz realizam assembleia
GERAL
Não é Não! Santa Cruz do Sul abraça campanha contra o assédio
GERAL
Cemas distribuirá preservativos para foliões
SAÚDE
O drama financeiro do setor público
EDITORIAL
O Imposto do pecado (parte 1)
OPINIÃO
Escolas retomam atividades na segunda-feira
EDUCAÇÃO - Serão 11,1 mil crianças que voltam às aulas no próximo dia, 17
Professores e funcionários recebem capacitação
EDUCAÇÃO - Evento aconteceu no Auditório Central da Unisc e Câmara dos Vereadores
Escola Moranguinho: um lugar acolhedor
EDUCAÇÃO
Ano letivo inicia com mudanças
EDUCAÇÃO - Após aprovado o novo pacote de medidas do Governo Estadual, Cpers não descarta novas greves
Decisão de Desbessell desagrada políticos
POLÍTICA - Vereadores dizem que não foram ouvidos sobre CPP contra Crestani e Schneiders

O Meio Ambiente Agoniza

Valério Garcia - 04/05/2018

As questões que envolvem o meio ambiente estão precisando de uma atenção diferenciada, agora mais do que nunca. A natureza está agonizando e parece que a espécie humana ainda não se deu conta disso, ou está demorando muito tempo para constatar este fato. Falamos, lemos, escrevemos mas de prático, o que estamos efetivamente construindo, fazendo? O tempo passa e o que deixamos de fazer, não tem volta. 
As questões envolvendo o meio ambiente devem integrar conhecimentos, atos, valores éticos e sobretudo, atitudes. Senão seremos os eternos “papagaios de pirata” que apenas repetem aquilo que escutam. Precisamos de ações concretas urgentemente. 
Tenho lido temas referentes à Ecopedagogia que é um ramo de todos aqueles processos educacionais que envolvem o meio ambiente e a Educação Ambiental. O que precisamos e o que trata essa ciência é uma mudança no pensamento das pessoas em relação à qualidade de vida, ao desenvolvimento sustentável e ao equilíbrio entre o ser humano e o ambiente em que ele está inserido. 
A espécie humana é parte e não proprietária do meio ambiente e isto, pela globalização e pelo capitalismo é muito difícil de ser entendido e principalmente, difícil de ser aceito. 
O professor deve trabalhar a dialogicidade, o espírito crítico e a inovação junto de seus alunos para despertar a sensibilização sobre o meio ambiente em que ele vive, numa perspectiva ética de melhoria deste meio. Neste ponto a Ecopedagogia vem trazer significativa colaboração. Ela tenta desenvolver uma educação a partir da vida cotidiana do aluno com um sentido prático em todos os momentos, fazendo que este aluno seja o protagonista das mudanças em sua realidade. Através do conhecimento adquirido ele não precisará sair de suas comunidades, ao contrário, ele ajudará na construção de novas perspectivas para ela. Isto é pedagogia Freireana (Paulo Freire).  As Escolas devem procurar emancipar seus alunos através do conhecimento e incentivar a sua liberdade intelectual para que as diferenças entre pobres e ricos diminuam cada vez mais. Outro aspecto de extrema importância é que esta ciência aborda a importância de uma reorganização dos currículos escolares e uma formação continuada de nossos docentes. O aluno deve enxergar os conteúdos trabalhados na sala de aula no seu dia a dia e apresentar alternativas para a aplicação em sua comunidade. É a teoria aliada à prática. Conhecimento sem práxis, se perde, fica sem sentido. 
Prezados leitores, precisamos associar nossas teorias a uma prática contundente pois as questões ambientais estão ligadas diretamente à sobrevivência da espécie humana, ou seja, à nós mesmos. Bom final de semana!