Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL
Novo Cabrais: Proerd forma 34 alunos
GERAL

Parceria e Educação

Valério Garcia - 11/05/2018

Nos dias de hoje a correria é cada vez maior e temos comentado muito sobre isso. Com um celular à mão, estamos conectados com o mundo inteiro durante todo o tempo. Pensamos que sabemos de tudo e de todos e, na verdade, não sabemos quase nada e muito menos das pessoas. A mecanização de nossas vidas tem nos tornado seres quase que cibernéticos e a questão da afetividade e valorização humana, encontra-se legada a um segundo plano. Aquele contato fraterno, aquela conversa amiga e os encontros da famosa “parceria” estão cada vez mais raros. Tenham certeza de que isto é muito ruim.
A conversa com os amigos fortalece os elos da amizade e permite que as pessoas aproximem-se mais umas das outras. Um computador, por mais moderno que seja, jamais irá abraçar, aconselhar e dar o carinho que precisamos no momento precisado. Até por que se não houver um ser humano para ligá-lo, nem funcionar ele funcionará. Devemos tirar mais tempo para sermos gente e conviver com gente. Nossos amigos são a arma que temos para vencer essa batalha entre o homem e a máquina. 
Minhas pescarias são um bom exemplo disso. Começamos contatando a famosa e antiga “parceria”, onde todos são considerados iguais e importantes. Somente esse contato já é motivo de alegria, pois os companheiros se sentem prestigiados e importantes, sabendo que são únicos. O local escolhido e o tipo de peixe não é o mais importante, mas sim o convívio de algumas horas ou dias na presença de gente, como a gente. Todos querem participar de uma maneira ou de outra, mostrando sua utilidade para o grupo, justificando sua importância para o convite outrora feito. As atividade são múltiplas: lenha para a fogueira, arrumação do acampamento, organização do material, preparação da comida, acondicionamento das bebidas, limpeza dos pescados enfim... trabalho não falta, e alegria é que sobra. Tem alguns que são bons de comida, outros de bebida, outros de causos e cantorias; na verdade todos são bons em alguma coisa e nem tanto em outras. Mas o que importa é que todos são importantes! Mas onde está presente a Educação nesta situação? Em todas as circunstâncias.
Se todos os envolvidos na Educação e em outras áreas forem parceiros na divisão das tarefas, tudo será facilitado. Não haverá sobrecarga para alguns e o sucesso será apenas uma questão de tempo. Mas isto somente se consegue com comprometimento, que é a palavra chave para conseguirmos nossos objetivos pessoais ou profissionais. A humildade em sabermos das nossas limitações é outro fator preponderante. Reconhecer que sempre podemos aprender com as pessoas é um gesto nobre que dever ser cultivado. Neste evento todas as respostas estão presentes ao vivo e a cores, não preciso buscar no Google ou em outro aplicativo, é só perguntar para o meu parceiro mais próximo. Outra grande vitória é sobre os celulares: estão desligados ou sem sinal. Teremos que conversar entre nós!
Mas e os peixes? Se falamos em Educação: vamos dividi-los em quantidades e tamanhos iguais para todos, afinal de contas, parceria é parceria!
Bom final de semana.