Edição do dia 21/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Série Ouro de Futsal: Assaf perde primeira como mandante
ESPORTES - Tricolor jogou em Vale Verde e foi derrotado por 5x3
Copa Cidade Miller define os playoffs
ESPORTES - Competição encerrou a fase classificatória
Aliança goleia São José e cresce na Copa CFC Celso
ESPORTES - Mobilização é pela realização da primeira etapa da Olimpíada Rural, no próximo domingo
Troca de mensagens: Sergio Moro adia ida à Câmara
POLÍTICA - Ministro viajou para os Estados Unidos no último fim de semana e não comparecerá à audiência pública
Seleção feminina cai na prorrogação diante da França
ESPORTES - Brasil foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo
Avenida perde nos pênaltis e está fora da Série D
ESPORTES - Caxias classificou-se dentro dos Eucaliptos com vitória nas penalidades por 6 a 5
Brasil goleia Peru e jogará quartas de final na Arena do Grêmio
ESPORTES - Time brasileiro ficou com o primeiro lugar do Grupo A da Copa América
Copa Cidade tem três jogos no final de semana
ESPORTES - Rodada conta com os últimos confrontos da fase classificatória
Patinação: Copa XLise e Festival 25 anos movimentam Poliesportivo
ESPORTES - Evento ocorre neste sábado e movimenta patinadores de todo o Estado
Mais de 10 mil peças para aquecer os cabraisenses
GERAL - Distribuição das roupas arrecadadas ocorreu nesta terça-feira (18) para centenas de famílias moradoras de Novo Cabrais
Lixo eletrônico será recolhido na terça
GERAL - Mutirão da prefeitura vai passar por todas as localidades para coletar os materiais e dar o destino correto aos mesmos
Ipiranga leva a livre e Associação conquista o veterano
ESPORTES - Novo Cabrais conheceu os campeões do municipal de futebol sete, na última sexta-feira, no Centro Desportivo Municipal
Bela Vista e Flamengo jogam nesta sexta
ESPORTES
Copa Feminina: Brasil pega a França
ESPORTES
Série Ouro: Assaf faz parceria e vai jogar em Vale Verde
ESPORTES
Copa América: Diante do Peru, tentativa de reação
ESPORTES - Seleção Brasileira passa por fase de incertezas. Em 1989, time superou dificuldades
São Martinho é campeão em Monte Alverne
ESPORTES
Série D do Brasileiro: Avenida precisa de vitória simples
ESPORTES - Torcida deverá lotar o Estádio dos Eucaliptos, domingo, às 16h, contra o Caxias, valendo classificação

Parceria e Educação

Valério Garcia - 11/05/2018

Nos dias de hoje a correria é cada vez maior e temos comentado muito sobre isso. Com um celular à mão, estamos conectados com o mundo inteiro durante todo o tempo. Pensamos que sabemos de tudo e de todos e, na verdade, não sabemos quase nada e muito menos das pessoas. A mecanização de nossas vidas tem nos tornado seres quase que cibernéticos e a questão da afetividade e valorização humana, encontra-se legada a um segundo plano. Aquele contato fraterno, aquela conversa amiga e os encontros da famosa “parceria” estão cada vez mais raros. Tenham certeza de que isto é muito ruim.
A conversa com os amigos fortalece os elos da amizade e permite que as pessoas aproximem-se mais umas das outras. Um computador, por mais moderno que seja, jamais irá abraçar, aconselhar e dar o carinho que precisamos no momento precisado. Até por que se não houver um ser humano para ligá-lo, nem funcionar ele funcionará. Devemos tirar mais tempo para sermos gente e conviver com gente. Nossos amigos são a arma que temos para vencer essa batalha entre o homem e a máquina. 
Minhas pescarias são um bom exemplo disso. Começamos contatando a famosa e antiga “parceria”, onde todos são considerados iguais e importantes. Somente esse contato já é motivo de alegria, pois os companheiros se sentem prestigiados e importantes, sabendo que são únicos. O local escolhido e o tipo de peixe não é o mais importante, mas sim o convívio de algumas horas ou dias na presença de gente, como a gente. Todos querem participar de uma maneira ou de outra, mostrando sua utilidade para o grupo, justificando sua importância para o convite outrora feito. As atividade são múltiplas: lenha para a fogueira, arrumação do acampamento, organização do material, preparação da comida, acondicionamento das bebidas, limpeza dos pescados enfim... trabalho não falta, e alegria é que sobra. Tem alguns que são bons de comida, outros de bebida, outros de causos e cantorias; na verdade todos são bons em alguma coisa e nem tanto em outras. Mas o que importa é que todos são importantes! Mas onde está presente a Educação nesta situação? Em todas as circunstâncias.
Se todos os envolvidos na Educação e em outras áreas forem parceiros na divisão das tarefas, tudo será facilitado. Não haverá sobrecarga para alguns e o sucesso será apenas uma questão de tempo. Mas isto somente se consegue com comprometimento, que é a palavra chave para conseguirmos nossos objetivos pessoais ou profissionais. A humildade em sabermos das nossas limitações é outro fator preponderante. Reconhecer que sempre podemos aprender com as pessoas é um gesto nobre que dever ser cultivado. Neste evento todas as respostas estão presentes ao vivo e a cores, não preciso buscar no Google ou em outro aplicativo, é só perguntar para o meu parceiro mais próximo. Outra grande vitória é sobre os celulares: estão desligados ou sem sinal. Teremos que conversar entre nós!
Mas e os peixes? Se falamos em Educação: vamos dividi-los em quantidades e tamanhos iguais para todos, afinal de contas, parceria é parceria!
Bom final de semana.