Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Sunchales

Valério Garcia - 08/06/2018

A educação nos proporciona momentos de indescritíveis saberes, onde às vezes ensinamos, muitas vezes aprendemos. Essa constante troca de saberes é que constrói o tão esperado conhecimento. Ele que fortalece, emancipa as pessoas, num processo contínuo e eterno. 
Através do Sicredi-Centro Serra, tive a oportunidade de participar de uma viagem de estudos na cidade de Sunchales na Argentina. O tema para ser visto e trabalhado era sobre a Educação Cooperativa, ou o cooperativismo nas escolas. A cidade de Sunchales foi escolhida por ser o berço do cooperativismo na Argentina. Em Novo Cabrais desenvolvemos em parceria com o Sicredi o projeto “União faz a Vida” há bastante tempo, o que viabilizou este encontro com ‘los hermanos’, tudo mediado e capitaneado pela coordenadora Luci Abreu. Foram 20 horas de viagem mas valeu a pena!
No país vizinho a educação é obrigatória a partir dos 4 anos, como aqui no Brasil. Lá eles chamam de Jardim a Educação Infantil e ela atende as crianças de 4 e 5 anos. O Ensino Primário (nosso Ensino Fundamental) possui do Primeiro ao Sétimo Ano; O Ensino Secundário (nosso Ensino Médio) funciona do Primeiro ao Quinto Ano. Se repararmos bem, a quantidade de anos é igual: 14 anos, com a diferença no E. Médio que tem uma carga maior e no Fundamental menor. Um detalhe importante é que ao concluir o Secundário, se o aluno estiver matriculado num curso técnico, terá que estudar mais um ano. Sinceramente, gostei deste currículo pois fortalece o Curso Técnico com uma carga horária mais ampla e mais específica.
Alguns detalhes bem importantes que devemos saber: lá não existe Creche Pública para as crianças com menos de 4 anos; somente instituições particulares. 
Também não é fornecido transporte escolar gratuito. Os pais, em regime de colaboração, levam seus filhos à Escola, dividindo-se semanalmente para diminuição de custos. A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado nas Escolas e, todas sem exceção, tem estacionamento para as “Bikes”. A merenda escolar só é fornecida gratuitamente para aqueles alunos que comprovarem a necessidade, com vários formulários a serem preenchidos pelas famílias e verificação severa na veracidade das informações. É importante compararmos com nosso município esses detalhes administrativos, para refletirmos um pouco.
O Pampa Argentino é muito lindo, com a criação de gado de corte e leiteiro, produção de soja, arroz e outros grãos, mas o nosso Rio Grande do Sul é, e sempre será melhor! Bom final de semana.