Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Educação Urbana

Valério Garcia - 24/08/2018

Escrevemos sobre a educação rural e sua importância para nossas vidas. Evidentemente que tudo aquilo que o campo produz tem que ter um destino, uma finalidade. As grandes cidades e os grandes centros econômicos é que viabilizam toda a produção da zona rural. A importância da urbanização está materializada no progresso das cidades e na tecnologia com seus inegáveis avanços para a coletividade, em todas as áreas, especialmente saúde, educação, comércio e indústria. 
A educação, como mola propulsora para a vida bem sucedida das pessoas, deve estar preocupada com as necessidades da população urbana, com suas diferenças da realidade rural. As crianças estão indo para a escola mais cedo, ou seja, a partir dos 4 anos. Essa obrigação tem seus benefícios e também suas controvérsias. 
A vida na cidade exige muito das famílias, principalmente no tocante ao trabalho com horários preestabelecidos. A atividade laboral não se restringe somente ao homem, e as mulheres estão, cada vez mais, construindo e conquistando seus espaços profissionais. Nesta roda viva da vida como ficam nossas crianças? Por força de trabalho e outras atividades, até educacionais por exemplo, ficam aos cuidados de nossas Escolas de Educação Infantil, carinhosamente chamadas de Creches. Muitas crianças, senão a maioria, ficam mais tempo com suas professoras e/ou atendentes, do que com seus próprios pais. É o preço do progresso e da urbanização. Vários estudos indicam que a criança desenvolve melhor e mais rápido suas potencialidades quando inclusa desde cedo em Creches, onde a socialização é aflorada mais cedo juntamente com hábitos e atitudes voltadas aos valores humanistas e sociais. Não tenhamos dúvidas disso, mas o tempo da família com seus filhos jamais pode ser legado a um segundo plano. O pai e a mãe sempre serão insubstituíveis. A mãe tem uma ligação indescritível e imensurável com seu filho, afinal de contas, o seu corpo foi sua primeira morada e fonte de seu primeiro alimento.
O acompanhamento constante de nossos filhos junto às Escolas é muito importante pois as adversidades da cidade são enormes, se comparadas ao campo. O convívio com outras crianças e famílias é maior, visto que a quantidade de alunos que compõe uma sala de aula urbana é bem superior ao campo. Os conteúdos também precisam ser avaliados pois sendo grande essa diversidade, é importante a contemplação de todos onde seja enfatizado a importância do campo para a cidade e vice-versa. 
A Escola mais importante da vida de nossos filhos e filhas ainda continua sendo e sempre será, o alicerce familiar. A presença ativa da família nas crianças faz uma grande diferença na aprendizagem e sucesso profissional futuro. Devemos estar próximos o mais tempo possível de nossos filhos, antes que alguém ou alguma pessoa do mal o faça. Vida longa à Família e as Escolas da cidade e do campo!
Bom final de semana.