Edição do dia 17/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Atividades na rede municipal são oferecidas no período das férias
GERAL
Distribuição de fraldas em novo endereço
GERAL
Salário mínimo sobe para R$ 1.045
ECONOMIA - Reajuste decorre da inflação mais alta em 2019
Doces que empoderam mulheres e combatem o trabalho infantil
VARIEDADES
Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações
GERAL
Pedido de aposentadoria
GERAL - Passados seis meses de espera, segurado pode exigir agilidade na Justiça
Portas Abertas já realizou 11.064 atendimentos
SAÚDE
Saiba como retirar medicamentos na farmácia de Monte Alverne
SAÚDE
Iniciam as obras do posto de saúde sustentável
SAÚDE - Primeira unidade do Brasil começou a tomar forma na última terça-feira
Tarifa adicional de cheque especial não será cobrada
ECONOMIA
Saúde estuda redistribuição de incentivos estaduais para hospitais
SAÚDE
IPE Saúde amplia pagamentos assistenciais para 2020
SAÚDE
Vacina pentavalente já está disponível em Santa Cruz
SAÚDE
Porto Verão Alegre 2020 passa em Santa Cruz do Sul
VARIEDADES
The Wailers volta ao Rio Grande do Sul
VARIEDADES - Após quatro anos desde o último espetáculo, banda jamaicana retorna tocando os maiores sucessos
Veja onde será a próxima feira de adoção
GERAL
Principais solicitações pelo WhatsApp da Prefeitura
GERAL
Prefeitura nos Bairros
GERAL

Gestão de Qualidade: Um Desafio

Valério Garcia - 31/08/2018

Primeiramente a palavra gestão nos remete ao significado de administrar, organizar determinada instituição ou empresa para que seus objetivos sejam alcançados com maior facilidade, visando o sucesso. A gestão é complexa pois, muitas vezes, envolve recursos materiais e também recursos humanos. Com recursos materiais o controle ou direcionamento é mais fácil, pois depende quase que, exclusivamente, de uma organização pragmática e sistematizada. Claro que alguém deverá fazer esse gerenciamento.
Agora, recursos humanos vai de encontro diretamente às pessoas, ao homem e a mulher que gestarão um grupo maior. Em se tratando de gente, um aspecto que deve ser observado com relevância, é a individualidade de cada ser. Todos nós temos mais facilidade em alguma atividade, assim como dificuldade em outras. É por isso que o ser humano é único, individual e com suas próprias peculiaridades a serem exploradas.
Para termos sucesso em nossa Instituição, seja ela pública ou privada, o trabalho em equipe é muito importante. Ninguém consegue o sucesso trabalhando sozinho, olhando apenas para si, esquecendo-se da coletividade. Precisamos saber aproveitar as potencialidades de nossos colegas para que elas sejam multiplicadas aos outros, e vice versa. 
Outro aspecto importantíssimo na gestão é despertar o corporativismo dentro das repartições e, como um todo, da instituição que estamos representando. Devemos ter orgulho daquilo que fazemos e onde estamos fazendo. Sempre comento com meus colegas professores que devemos amar e promulgar o amor que possuímos pela Escola que estamos trabalhando. É ali que estamos formando o futuro de nossa Cidade, Estado e País. É ali que está sendo escrito o amanhã de nossos filhos, netos e de toda família. É por causa dela que existimos profissionalmente e onde ganhamos o “pão nosso de cada dia”, e devemos ter muito orgulho dessa caminhada, que só nós soubemos quão árdua foi. O sucesso deve ser de todos e os fracassos também. Aprender sempre e delegar atribuições para que todos saibam de suas responsabilidades, deveres e direitos. Elogiar em público e se preciso criticar, que se faça em particular. Como nos diz Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”
A Escola deve ser a formadora de pessoas com capacidade de Gestão, divulgando aos quatro ventos que a Honestidade, Humildade e Perseverança agregados ao Conhecimento, podem e devem fazer a diferença. Que a política e políticos atentem mais para nossas instituições de ensino e seus profissionais!
Bom final de semana.