Edição do dia 22/01/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Avenida empata pela segunda vez no Gauchão
ESPORTES - Periquito cedeu igualdade para o Brasil de Pelotas. Próximo jogo é domingo contra o Caxias, fora
Unisc divulga listão dos aprovados no curso de Medicina
GERAL
Secretaria de Esporte promove 1º Santa Cruz Kangoo Fest
ESPORTES
Seminário Internacional com inscrições abertas
EDUCAÇÃO
Centro de Cultura será revitalizado
VARIEDADES
Estão abertas as inscrições de produções audiovisuais de todo o RS para o 6º CineSerra
VARIEDADES
RS pede a suspensão de reajuste de juízes, promotores e defensores
POLÍTICA - Governador faz reunião de emergência e detalha crise financeira
Desenvolvimento Regional
GERAL - Unisc e Unitau promovem Doutorado Interinstitucional
Processos de cassação do direito de dirigir cresceram em 2018 no RS
GERAL
Denúncias aumentam entre dezembro e março
GERAL - Fiscalização já emitiu mais de 100 notificações sobre terrenos baldios em janeiro
As tensões na agenda
OPINIÃO
A educomunicação, o jornal e a sala de aula
OPINIÃO
Produção e difusão do conhecimento: estratégia propulsora para inovação
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Passo a passo, a evolução da Previdência
ESPECIAIS
Apopesc investe para atrair novos associados
ESPECIAIS
Santa Cruz já pode ter cemitérios privados para animais
GERAL - A partir de agora cabe a empresas interessadas abraçar a causa
Gauchão 2019: Avenida recebe o Brasil de Pelotas
ESPORTES - Periquito, que vem de empate na primeira rodada em Veranópolis, enfrenta Xavante hoje à noite, nos Eucaliptos
Crítica à perpetuação no poder
EDITORIAL - O caso da Venezuela evidencia as consequências da ditadura

Gestão de Qualidade: Um Desafio

Valério Garcia - 31/08/2018

Primeiramente a palavra gestão nos remete ao significado de administrar, organizar determinada instituição ou empresa para que seus objetivos sejam alcançados com maior facilidade, visando o sucesso. A gestão é complexa pois, muitas vezes, envolve recursos materiais e também recursos humanos. Com recursos materiais o controle ou direcionamento é mais fácil, pois depende quase que, exclusivamente, de uma organização pragmática e sistematizada. Claro que alguém deverá fazer esse gerenciamento.
Agora, recursos humanos vai de encontro diretamente às pessoas, ao homem e a mulher que gestarão um grupo maior. Em se tratando de gente, um aspecto que deve ser observado com relevância, é a individualidade de cada ser. Todos nós temos mais facilidade em alguma atividade, assim como dificuldade em outras. É por isso que o ser humano é único, individual e com suas próprias peculiaridades a serem exploradas.
Para termos sucesso em nossa Instituição, seja ela pública ou privada, o trabalho em equipe é muito importante. Ninguém consegue o sucesso trabalhando sozinho, olhando apenas para si, esquecendo-se da coletividade. Precisamos saber aproveitar as potencialidades de nossos colegas para que elas sejam multiplicadas aos outros, e vice versa. 
Outro aspecto importantíssimo na gestão é despertar o corporativismo dentro das repartições e, como um todo, da instituição que estamos representando. Devemos ter orgulho daquilo que fazemos e onde estamos fazendo. Sempre comento com meus colegas professores que devemos amar e promulgar o amor que possuímos pela Escola que estamos trabalhando. É ali que estamos formando o futuro de nossa Cidade, Estado e País. É ali que está sendo escrito o amanhã de nossos filhos, netos e de toda família. É por causa dela que existimos profissionalmente e onde ganhamos o “pão nosso de cada dia”, e devemos ter muito orgulho dessa caminhada, que só nós soubemos quão árdua foi. O sucesso deve ser de todos e os fracassos também. Aprender sempre e delegar atribuições para que todos saibam de suas responsabilidades, deveres e direitos. Elogiar em público e se preciso criticar, que se faça em particular. Como nos diz Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”
A Escola deve ser a formadora de pessoas com capacidade de Gestão, divulgando aos quatro ventos que a Honestidade, Humildade e Perseverança agregados ao Conhecimento, podem e devem fazer a diferença. Que a política e políticos atentem mais para nossas instituições de ensino e seus profissionais!
Bom final de semana.