Edição do dia 16/11/2018

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Assembleia reuniu cerca de 200 pessoas
RELIGIÃO - Evento aconteceu nesta quinta na Diocese em Santa Cruz do Sul
Dívidas do Estado e do IPE-Saúde prejudicam os hospitais gaúchos
SAÚDE
Painel marca 10 anos de publicações sobre racismo na região
VARIEDADES - No dia 19, ocorre o 2º Fórum Consciência Negra: Relações Raciais e Educação
Idosos de Santa Cruz participam da 15ª Convenção da Maturidade Ativa Sesc
VARIEDADES
Milhares de alunos participam do Viva Unisc
GERAL - O evento teve o objetivo de apresentar os cursos oferecidos, a infraestrutura e serviços da universidade
Semana de solenidades no Batalhão
VARIEDADES
Tá na Hora debate os rumos da economia do País
ECONOMIA
Encontro de Formação da Juventude acontece na Efasc
GERAL
Respeita as Minas é a nova música das Predominas
VARIEDADES - A letra aborda a importância da leitura e do conhecimento e presta uma homenagem à Francine Ribeiro
Vovó conta histórias
VARIEDADES
HSC promove evento de Humanização e de Segurança do Paciente
SAÚDE - Organização é do Grupo de Trabalho de Humanização e pelo Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente
Governo cubano deixará o Programa Mais Médicos
SAÚDE - A medida foi tomada após exigências do presidente eleito Jair Bolsonaro
Artes e Tradição se encontram em Santa Cruz
ESPECIAIS
CTG Lanceiros é Santa Cruz na Força A
VARIEDADES
Chegou a hora de conhecer o campeão dos aspirantes
ESPORTES - Decisão do Vale do Castelhano é neste sábado, em Alto Paredão
Genoma joga partidas decisivas neste fim de semana
ESPORTES - Entidade participa das semifinais do Regional e do Gaúcho, nas categorias de base
Lifasc: Empate marca super clássico na Copa CenterTech Informática
ESPORTES - Linha Santa Cruz e Pinheiral ficaram no 1x1. Também houve empate entre São José e Rio Pardinho
Regional 2018
ESPORTES - Trombudo e Saraiva fazem jogo de ida

O que fazer com as manifestações?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 31/08/2018

Os protestos na Câmara de Vereadores não param. Aliás, param é as reuniões ordinárias isso sim. Na última segunda-feira, outra vez o presidente Bruno Faller, PDT, teve que encerrar a reunião. Alguns me perguntam o que dizer das manifestações. Como se eu tivesse a solução. Respondo que não sou eu o responsável pela brabeza do funcionalismo. Quem criou esta situação deveria achar uma solução e não diminuir o movimento ou desqualificar as pessoas que lá se fazem presentes. São trabalhadores sim senhor. Evidente que o desconforto dos vereadores de situação é claro e notório. O que fazer? Respondo logo em seguida.

Pressão tem sido em todas as reuniõesPressão tem sido em todas as reuniões Crédito: Julio Mello

O que fazer?

Se realmente querem cessar os movimentos é necessário mudar o horário das reuniões. Creio ser esta a única solução viável para o momento. Pelo menos seria uma tentativa de que algo pudesse ser feito e que os vereadores de situação pudessem usar a tribuna. Principalmente Solange Finger, SD, Licério Agnes, PP, Ari Thessing, PT, Paulo Lersch, PT, André Scheibler, SD, Alceu Crestani, PSDB e Gerson Trevisan, PSDB. Destes, somente Crestani e Licério tentaram falar após a votação do projeto dos vales. Os demais ainda nem levantaram da cadeira para se dirigir até a tribuna. Evidente que o pessoal do Sindicato iria se fazer presente. Contudo, não seria muita gente na plateia.
 
Ingenuidade do suplente

João Kassep, SD, se mostrou muito inocente ao tentar falar na tribuna da Câmara na segunda-feira, “presidente preciso que o senhor assegure a minha palavra”. Começou errado. De cara foi para o enfrentamento com o público. O que não é o ideal. Certamente não pode falar. Por favor vereador tenha um pouco mais de tato e mais humildade para conversar com as pessoas.

Hermany tentou falar, mas...

Não sei ao certo se foi um jogo de cena ou realmente uma tentativa de aproximação com os manifestantes. O fato é que o vereador Edmar Hermany, PP, que tem muita experiência no poder público, se dirigiu até a plateia e tentou conversar com alguns manifestantes. Não conseguiu nem pronunciar algumas palavras.

Moraes na Câmara de Vereadores

Sérgio Moraes e Marcelo Moraes se juntaram a vereadora Kelly Moraes. Será que o leitor poderia adivinhar o motivo de todos os Moraes estarem reunidos no mesmo lugar? Pasmem, foram se encontrar com os vereadores do PP. Isso mesmo. Na verdade, estão todos coligados na majoritária para governo do Estado. Estão juntos PSDB, PP e PTB com o Sartori. A reunião da última segunda-feira, serviu para afinar os discursos em prol do candidato ao senado, Luis Carlos Henze. Não acham meio estranho?

Marcelo Moraes, Kelly Moraes, Clairton Ferreira e Sergio MoraesMarcelo Moraes, Kelly Moraes, Clairton Ferreira e Sergio Moraes Crédito: Divulgação

Candidatos em família

No primeiro momento o atual deputado federal,  Sérgio Moraes, teria definido que Marcelo Moraes, buscasse uma reeleição na Assembleia e Kelly Moraes, para federal. Agora está tudo em paz e Marcelo vai a federal e Kelly a estadual. Na segunda-feira, eles tiraram uma foto para celebrar a caminhada de ambos na campanha.

Governador em Santa Cruz

Estive acompanhando a vinda do atual governador nesta quinta-feira. Ao meio dia, horário em que fiz uma breve entrevista.  José Ivo Sartori é candidato à reeleição e deixou claro que a concessão da 287 para Santa Cruz está em fase de finalização, “está em processo de finalização a sua modelagem e esperamos que isso seja efetivado”. Sartori repetiu que o projeto apresentado na primeira campanha vai continuar, “nós prometemos que iria fazer o que precisava ser feito para mudar a estrutura do Rio Grande e vamos continuar o projeto que implantamos, porque é uma semente e que precisa mudar muito mais”. Com relação aos salários parcelados ele foi bem simples na resposta, “não vou ser cínico com ninguém. Se tivesse dinheiro eu teria pagado”. Sartori almoçou com partidários do MDB no Centro Cultural 25 de Julho.

Beto Albuquerque, Edson Brum, José Ivo Sartori, José Fogaça e Lasier MartinsBeto Albuquerque, Edson Brum, José Ivo Sartori, José Fogaça e Lasier Martins Crédito: Julio Mello

MDB com dois candidatos para a Assembleia

O MDB de Santa Cruz sempre apoiou o deputado Edson Brum, para deputado estadual. Nesta campanha, o partido de Santa Cruz tem como candidato oficial, o jovem Tiago Baggiotto como preferencial. Brum estaria chateado com a situação