Edição do dia 17/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Conselho lança o Polo dos Vales
GERAL
ENTRE QUATRO: Encenação acontece hoje e amanhã
VARIEDADES
RECEITA FEDERAL: Nova sede atenderá a partir de 8 de outubro
GERAL - Além da Delegacia da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda também deve ocupar o espaço
Fentifumo inicia pauta de negociação
GERAL - Primeira reunião com a Federação e os Sindicatos ocorre na próxima quinta-feira
Otelio Drebes realiza palestra a professores
EDUCAÇÃO
Semana do Ministério Público começa hoje
GERAL - Promotores do caso Bernardo Boldrini estarão presentes
Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje
GERAL
Prefeitura lança Alvará Digital
GERAL - A partir de agora, o documento pode ser feito em poucas horas, sem precisar sair de casa
Educar-se e Centro de Línguas promovem imersão bilíngue
EDUCAÇÃO
Sincotec-Varp realiza capacitação nesta quarta
GERAL
Projeto vai apresentar Santa Cruz e a 35ª Oktoberfest
VARIEDADES - Nos dois sábados da Festa da Alegria, ônibus sairão de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha
VARIEDADES
Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha
VARIEDADES
A força buscada nos versos
VARIEDADES
Cavalos passarão por inspeção antes do desfile
VARIEDADES - Além da Guia de Transporte Animal (GTA), será exigida apresentação de comprovantes para verificar as condições de saúde do animal
CTG de Paredão entregará 500kg em doações
VARIEDADES
Segurança Pública será reforçada em 36 municípios
POLÍCIA - Municípios da região receberão um total de aproximadamente R$ 2 milhões
Assaf vai encarar a Assoeva nas quartas de final
ESPORTES

Final de ano: Avaliações Escolares

Valério Garcia - 23/11/2018

Agora, mais do que nunca, avaliar uma situação, um problema ou algo parecido, requer muita habilidade e conhecimento sobre o assunto. Quiçá avaliar pessoas, com suas habilidades e limitações a serem conhecidas!
Torna-se imprescindível ter o maior número de informações possíveis sobre o avaliado. Sendo alunos então, nem se fala.
Na Escola muitas vezes notamos que o nosso aluno chega atrasado, tem dificuldade de concentração/atenção, é violento, entre tantos outros problemas que dificultam seu aproveitamento em sala de aula. Esse aluno passa a ser um desafio ao seu professor e sua Escola. Falo no termo desafio por achar mais adequado para a situação. Muito se fala em aluno “problema”, mas acho que problema é não termos alunos. O conhecimento da sua realidade, dentro da comunidade em que vive e suas relações familiares, ajudarão a Escola nos processos de atendimento à esse aluno. Atividades que possam aproximar educadores e educandos, certamente farão a diferença. Mas que atividades seriam essas?
Um exemplo concreto está acontecendo nos municípios (Novo Cabrais-RS, é um exemplo) que realizam atividades diferenciadas na aproximação da Escola com a comunidade: a entrega de boletins domiciliares é uma delas. Se a família não está vindo na Escola, por que não irmos até elas? Cria-se um elo de aproximação entre o Professor e o Aluno que jamais será esquecido. Muitos problemas/desafios são melhores entendidos e a solução chega com mais facilidade, pois muitas coisas são melhores compreendidas devido ao que foi constatado in loco.
Nossos alunos, muitas vezes, são verdadeiros heróis pelas condições em que vivem. Em alguns casos a merenda é sua primeira refeição e, não raro, a única. Muitos pais somente são chamados à Escola para ouvirem reclamações de seus filhos. Ninguém gosta disto. Então façamos o contrário: vamos chamar ou ir ao seu encontro para elogiar, valorizar e colocar nosso conhecimento à disposição deles também. Isto também é uma forma de Avaliação.
A avaliação deve ser um instrumento de diagnóstico da aprendizagem. Se os resultados forem satisfatórios, é sinal que minha metodologia está no caminho certo. Não deve ser apenas para aferição ou quantificação do que foi trabalhado em sala de aula, até porque não devemos avaliar somente conhecimentos. O parecer descritivo é uma ferramenta interessante, embora mais trabalhoso seja, proporciona uma visão holística do nosso educando. Historicamente, nem sempre o aluno nota 10 é o que tem mais sucesso numa carreira profissional futura.
Uma coisa é certa: colocarmo-nos no lugar do outro para processos de avaliação, é um grande passo, um grande avanço; serve para nossa vida toda. O conhecimento adquirido é importante, mas os valores conservados e lapidados também! Bom fim de semana.